| 31/10/2009 18h10min
Produtores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, representantes de empresas públicas e privadas e estudantes participam, em Maceió, no próximo dia 4 de novembro, do Seminário Inovação no Agronegócio.
Promovido pelo Sebrae Alagoas, o evento é uma oportunidade de colocar em discussão assuntos ligados ao desenvolvimento do setor e trocar experiências sobre as oportunidades de negócio no meio rural.
Entre os destaque da programação estão os painéis ‘Desafios e Tendências do Agronegócio no Brasil’ e ‘Mercado e Oportunidades para Agricultura’, que vão discutir o papel da inovação no setor, como forma de alavancar a produção e a comercialização dos produtos do agronegócio em Alagoas.
A disseminação das boas práticas de produção e mercado é um dos pontos fortes do evento, com destaque para as experiências bem sucedidas no País, como a da empresa pernambucana Frutti Hall, conceituada na produção de uva de mesa no Vale do São Francisco.
Iolanda Weis Naressi, proprietária da Frutti Hall, vencedora do Prêmio MPE/Brasil 2008, falará sobre a sua experiência no mercado nacional e internacional. A empresa de Petrolina (PE), a 714 quilômetros de Recife, tem como desafio produzir e comercializar uvas com qualidade, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Em média, são produzidas de 20 a 30 toneladas de uva por hectare, que são vendidos no Brasil e exterior. A empresa tem certificados que asseguram a qualidade do processo de produção da uva, como as certificações de Produção Integrada de Frutas (PIF) e Globalgap.
Para Fátima Santos, gerente da Carteira de Agronegócios do Sebrae-AL, o seminário é uma oportunidade de disseminar as informações e novidades do setor, além de desenvolver e agregar valor ao segmento.
— Esse seminário é mais uma forma de proporcionar a evolução da produção na área do agronegócio, trabalhando a sustentabilidade. Há uma integração entre o ambiente rural e o urbano, o que acarreta numa melhor qualidade para todos os elos da cadeia, tanto para produtores como para consumidores — afirma Fátima.
O evento conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal),da Agência de Fomento de Alagoas (Afal), do Governo do Estado, por meio das secretarias da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, do Planejamento e Orçamento e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-570-0800.
SEBRAE-AL