| 03/10/2009 12h30min
Consultores e gestores do Sistema Sebrae de 24 Estados da Federação participaram do Curso de Formação em Agricultura Orgânica, oferecido em Toledo, na região oeste do Paraná. O curso, encerrado na última quarta, dia 30, e ministrado pelo Instituto Maytenus, abordou questões teóricas relacionadas à fundamentação da agricultura orgânica, estatísticas de produção e consumo, vendas, entre outros. Os participantes ainda fizeram visitas técnicas nos municípios de Iracema do Oeste, Quatro Pontes, Pato Bragado, Jesuítas e Marechal Cândido Rondon, para conhecer as práticas adotadas por produtores orgânicos.
A experiência positiva em agricultura orgânica do Projeto Distrito Agroalimentar do Oeste do Paraná, desenvolvido pelo Sebrae/PR em seis municípios do médio-oeste chamou a atenção do Sistema Sebrae.
— A agricultura orgânica como atividade sustentável e rentável, mesmo em pequenas propriedades, fez com que realizássemos esse evento aqui — afirmou a coordenadora nacional da Carteira de Orgânicos do Sebrae Nacional, Newman Costa.
Ela disse ainda que a proposta do curso é levar conhecimento para todos os estados, para que os consultores e gestores possam articular projetos que gerem, de fato, emprego e renda.
— Que se transformem em negócios sustentáveis, seguindo o exemplo do Paraná — destacou.
O gestor do Projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) do Sebrae em Rondônia, Ronaldo Nina, destacou que o Paraná está muito desenvolvido na área de orgânicos.
— Essa troca de experiências é fundamental para buscarmos soluções, pois vemos que os problemas são semelhantes nos outros estados e conseguimos crescer juntos — concluiu o gestor.
AGÊNCIA SEBRAE