| 28/09/2009 15h54min
O zoneamento de risco climático para as culturas do abacaxi, mamão e maracujá foram publicados em 18 portarias no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda, dia 28.
Estão aprovados os estudos para a cultura do abacaxi, nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo; mamão no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia e maracujá em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí e no Distrito Federal.
As portarias são acompanhadas de nota técnica especificando as cultivares e os períodos mais indicados para plantio, os tipos de solos apropriados ao cultivo e a relação dos municípios aptos.
Para o cultivo do abacaxi, foram analisados, além dos municípios, os períodos recomendáveis para o plantio. O fruto é típico das regiões tropicais e a temperatura média anual para a cultura é de 24ºC. Já o mamão é cultivado em quase todo o País, principalmente Bahia e Espírito Santo, responsáveis por 80% da produção nacional. Para a cultura do maracujá, foi considerada a produtividade sob risco da radiação solar, temperatura e umidade do solo. A temperatura ideal para o cultivo é entre 21 e 33ºC.
O objetivo do zoneamento agrícola é minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. Por meio de análise de séries climáticas históricas, de mais de 20 anos, correlacionadas ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, as orientações indicam a melhor época de plantio e cultivo para cada município.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA