| 21/09/2009 13h06min
O Ministério da Agricultura aprovou o zoneamento agrícola para a cultura do abacaxi no ano-safra 2009/2010 nos Estados do Tocantins, de Rondônia, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e no Distrito Federal. As portarias estão no Diário Oficial da União desta segunda, dia 21.
O zoneamento também foi aprovado para outras culturas, como a do caju em vários municípios da Bahia e do Maranhão. Para o Tocantins foi aprovado também o zoneamento de banana. A aprovação de todas as áreas citadas nas portarias publicadas nesta segunda só valem para o ano-safra 2009/2010.
O abacaxi é economicamente explorado na maioria dos estados brasileiros e tem importante contribuição na geração de emprego e renda. O ciclo de cultivo varia conforme a região. No Sul do país, é de 24 meses (do plantio à colheita), enquanto nas regiões próximas ao Equador é de 12 meses.
O objetivo do zoneamento é identificar os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo.
O caju vem assumindo um papel relevante na economia nordestina, especialmente devido ao aumento da demanda pela castanha. Tanto a Bahia quanto o Maranhão apresentam muitas áreas com condições climáticas, ambientais e solos favoráveis ao cultivo do cajueiro, assim como ocorre com a banana no Tocantins.
O Brasil é um dos três maiores produtores de banana do mundo, com uma produção estimada em mais de 7 milhões de toneladas e área plantada superior a 500 mil hectares, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).