| 15/09/2009 18h59min
O governo federal deve enviar ainda esta semana ao Congresso Nacional a proposta de tributação das poupanças. O anúncio foi feito nesta terça, dia 15, pelo ministro Guido Mantega, depois da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Brasília. O Imposto de Renda sobre as aplicações em cadernetas de poupança será de 22,5%, mas a taxação só incidirá para valores acima de R$ 50 mil, a partir do ano que vem.
Na semana em que a crise econômica completa um ano, o presidente Lula reuniu empresários e os principais ministros do governo para comemorar. Segundo ele, o Brasil venceu a turbulência por meio do diálogo, mas poderia estar melhor se não fosse o excesso de desconfiança.
– Na época da crise tínhamos que dizer ‘vamos vencer essa crise’ e acho que vencemos essa crise. A única coisa que temos é uma certa dificuldade no mercado externo.
Os ministros da área econômica mostraram como as ações do governo ajudaram a minimizar impactos negativos: primeiro aumentando a oferta de crédito e depois estimulando o consumo. Para o presidente do Banco Centro, Henrique Meirelles, os empresários não devem esperar mais evidências de retomada da atividade econômica.
– Acho que está na hora de investir. O Brasil mostrou que tem condições de sair da crise, de crescer e está crescendo de forma sustentada. É importante manter as condições para continuar a crescer. Para isso, é importante que os empresários também tenham uma ação rápida de voltar a investir.
CANAL RURAL E AGÊNCIA BRASIL