| 11/09/2009 19h11min
No Dia Nacional do Cerrado, índios fizeram mobilização em Brasília para cobrar de parlamentares uma solução para conter o desmatamento no bioma.
Cerca de 200 índios de diversas etnias levaram à capital federal uma tradição das tribos do Cerrado. Com toras de madeira sob os ombros, os homens percorreram pequenos trajetos, numa espécie de competição de força.
Nas comunidades indígenas, o costume é considerado uma forma de diversão e de expressão da cultura desses povos. Na tentativa de serem recebidos por deputados e senadores, os índios foram barrados pela polícia.
Depois de uma breve negociação, os manifestantes conseguiram entrar no Congresso.
A tradicional Corrida das Toras chegou à Esplanada dos Ministérios em forma de protesto. Os índios foram Congresso Nacional chamar a atenção dos parlamentares sobre o desmatamento no Cerrado, e pedir a aprovação da proposta de emenda à Constituição, que transforma o Cerrado e a Caatinga em patrimônios nacionais.
Para índios e ambientalistas, a medida deve contribuir para conter o avanço da destruição do bioma, que segundo dados do governo, corresponde ao dobro do desmatamento da Amazônia.
LETÍCIA LUVISON L BRASÍLIA (DF)