| 13/09/2009 13h30min
Uma multinacional do grupo Fiat, a FPT Powertrain Technologies, está desenvolvendo no Brasil um motor a propulsão que utiliza etanol no lugar de óleo diesel. Previsto para o mercado brasileiro entre o final de 2010 e início de 2011, o equipamento poderá ser usado em caminhões, tratores e motobombas.
Segundo informações da empresa, o projeto terá como público-alvo as usinas de cana-de-açúcar.
– Acreditamos que os clientes potenciais são os produtores de açúcar e etanol, por terem a vantagem de produzir o próprio combustível utilizado neste motor, o que simplifica a logística de produção – informa a companhia.
Alfred Szwarc, assessor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), informa que a FPT já vem trabalhando com o conceito de alimentação etanol-diesel há mais de um ano e em junho, por ocasião do Ethanol Summit 2009, anunciou que desenvolveria um motor 100% etanol.
– A perspectiva de que em cerca de um ano já tenhamos à disposição do setor sucroenergético um motor para máquinas agrícolas, operando exclusivamente com etanol, é uma excelente noticia. Não somente por permitir que o produtor possa utilizar o seu próprio produto em vez do combustível fóssil, mas também por avançar na auto-suficiência energética e ajudar na redução de gases de efeito estufa – avalia o assessor da UNICA.
De acordo com Franco Ciranni, superintendente da companhia para o Mercosul, o objetivo do projeto é ajudar a tornar o processo produtivo do etanol totalmente carbono neutro.
AGÊNCIA SAFRAS