| 05/09/2009 18h05min
Os bubalinos vêm se destacando na Expointer. Além de atrair dezenas de visitantes ao pavilhão onde estão expostos, os produtos derivados despertam atenção de quem passeia pela feira. Entre as novidades que podem ser degustadas pelo público há salsichas bock e branca, além da versão tradicional. Os produtos derivados do búfalo são muito saudáveis e prestigiados por serem de grande qualidade e baixo valor de colesterol.
Do leite são produzidas diferentes iguarias – ricota, queijo coalho, queijo frescal, mussarela defumada ou na versão tradicional. Conforme o presidente da entidade, Sérgio Souza Fernandes, o iogurte pode ser o próximo item a ser produzido pela Associação Sulina dos Criadores de Búfalo.
O preço dos itens ainda é considerado alto, pois uma búfala produz de sete a 10 litros de leite ao dia – quantidade menor que o de uma vaca de leite. Em compensação, a carne se torna mais barata, uma vez que os animais são rústicos, têm maior resistência a doenças e são adaptados a qualquer clima. Atualmente o Rio Grande do Sul tem cerca de 63,5 mil cabeças de búfalos.
Na Expointer estão expostos animais das raças Jafarabadi, Mediterrâneo e Murrah.
Derivados de leite bubalino ainda são mais caros porque produção leiteira é baixa
Foto:
Mauro Schaefer, Seappa