| 30/08/2009 17h56min
Duas novilhas da raça Jersey expostas na Expointer têm uma característica especial: elas são clones da vaca Responses Wonder, que foi várias vezes premiada no Brasil e no Exterior, inclusive com o campeonato internacional de gado leiteiro em Madison (EUA). Os exemplares são os primeiros clones de gado leiteiro da raça jersey no país, e demonstram a importância do melhoramento genético do setor.
A Cabanha da Maya, de Bagé, proprietária dos animais, resolveu fazer esta inovação com base no valor genético de Wonder.
– Pesou também o amor de todos – proprietários, técnicos, tratadores – por essa vaca – diz o administrador da propriedade, Chico Vieira.
Para realizar o procedimento foi retirado material da pele de Wonder, dando origem a embriões e, finalmente, às duas novilhas. O trabalho foi feito por um laboratório de São Paulo com a ajuda de um centro dos Estados Unidos. Já existe registro oficial dos clones no Brasil, abrindo as portas para outras raças fazerem o mesmo, acredita Vieira.
Os clones Excelência 1 e 2, nascidos em julho de 2008, carregam a carga genética de Wonder (já falecida). Quando ficarem maiores, serão utilizadas normalmente na propriedade, de acordo com seu desenvolvimento.
GOVERNO DO ESTADO DO RS
Clones da vaca Responses Wonder, primeiros clones de gado leiteiro jersey nos país
Foto:
Secretaria de Agricultura