| 19/08/2009 14h40min
QUINTA-FEIRA, DIA 20
Região Sul
A frente fria e o ciclone extratropical mantêm as pancadas de chuva e trovoadas sobre boa parte da região. Apenas no oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, não há previsão de chuvas. Com relação aos temporais, eles ficam concentrados sobre o leste do Rio Grande do Sul e o centro e norte do Paraná.A entrada de uma massa de ar frio causa declínio mais acentuado da temperatura. Esperam-se mínimas inferiores a 10°C no interior do Rio Grande do Sul e meio-oeste de Santa Catarina. No sul do Paraná, a mínima alcança 11°C. A temperatura máxima também despenca e não passa dos 11°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Em Santa Catarina e no Paraná, a máxima oscila entre 17°C e 21°C.
Região Sudeste
As chuvas prosseguem sobre o Sudeste nesta quinta-feira e atingem todo o Estado de São Paulo, o oeste e sul de
Minas Gerais e boa parte do Estado do Rio de Janeiro. Na maior parte das
localidades, o acumulado será baixo. Por outro lado, o tempo permanece seco e ensolarado na maior parte de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e em todo o Estado do Espírito Santo. A temperatura mínima não muda e varia entre 15°C e 16°C no centro de Minas Gerais, 17°C em boa parte de São Paulo e do Rio de Janeiro e 18°C no Espírito Santo. Já a temperatura máxima entra em declínio no sul e sudoeste de São Paulo e não passa dos 21°C. No Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e norte de São Paulo, ainda faz muito calor e a máxima varia entre 30°C e 35°C na maior parte das localidades.
Região Centro-Oeste
A umidade do ar aumenta em Mato Grosso e as chuvas na forma de pancadas atingem o sul, centro e oeste do Estado, além de boa parte do Estado de Mato Grosso do Sul. De uma forma geral, o acumulado será baixo. Em parte do norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e em boa parte de Mato Grosso, o tempo permanece seco e ensolarado. O
frio aumenta no sul de Mato
Grosso do Sul e chega a mínima chega a 11°C. A máxima não passa dos 18°C nos extremos sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, mas alcança 37°C no norte de Mato Grosso, 35°C no sul de Goiás e 33°C no Distrito Federal.
Região Nordeste
Aos poucos, as áreas de instabilidade perdem força. Nesta quinta-feira, a previsão é de chuva fraca e isolada sobre o nordeste da Bahia, boa parte de Sergipe, sul de Alagoas, oeste de Pernambuco e centro e sul do Piauí. Na maior parte do Nordeste, o sol predomina. A temperatura máxima entra em elevação no leste do Nordeste e varia entre 27°C e 28°C. No oeste do Maranhão, a máxima passa dos 36°C.
Região Norte
As áreas de instabilidade trazem pancadas isoladas de chuva para partes do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima nesta quinta-feira. Entre o Acre e Tocantins, o dia será seco e ensolarado. O dia mais fechado e chuvoso fará com que a máxima despenque em Manaus,
oscilando em torno dos 28°C. Entretanto, nas demais áreas da
Região Norte, a previsão é de muito calor, com máxima chegando a 40°C em Tocantins.
Veja como fica o tempo nos próximos dias
Região Sul
Finalmente o tempo abre em boa parte da região. Na sexta-feira, apenas há previsão de chuvas fracas ao longo da costa, por conta da presença do ciclone extratropical. A temperatura continua caindo e a mínima varia entre 7°C e 8°C em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro e sul do Paraná. A máxima não passa dos 13°C na Serra Geral, norte do Rio Grande do Sul e centro de Santa Catarina e varia entre 14°C e 21°C no Paraná. Até a terça-feira da próxima semana, no entanto, novas áreas de instabilidade causam chuvas em boa parte da região. Não há previsão de geadas nas áreas produtoras da região pelos próximos 15 dias. A temperatura entra em declínio no próximo sábado, mas o frio extremo ficará restrito apenas à serra de Santa Catarina.
Região Sudeste
A frente fria finalmente
avança pelo Sudeste a partir da sexta-feira e traz chuvas para regiões que não viam precipitações há mais de dois meses. A previsão é de chuvas com baixo acumulado na maior parte de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, além do centro e leste do Estado de São Paulo. Apenas no oeste de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais e no extremo norte do Espírito Santo não chove na sexta-feira. A temperatura mínima despenca e oscila entre 12°C e 14°C no oeste e leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. A máxima não chega a 20°C no sul e leste de São Paulo e no extremo sul de Minas Gerais. Até a terça-feira da próxima semana, a frente fria e áreas de instabilidade se afastam de boa parte da região.
Região Centro-Oeste
Volta a chover em boa parte da região nesta sexta-feira, depois de mais de 100 dias com tempo seco em algumas localidades. A frente fria avança e a umidade proveniente da Amazônia traz pancadas isoladas de
chuva e trovoadas ao centro de
Mato Grosso do Sul, centro e sul de Goiás e boa parte de Mato Grosso. A presença de uma massa de ar polar no sul de Mato Grosso do Sul deixa o tempo seco e ensolarado, mas provoca mínima de 11°C pela manhã. A máxima durante a tarde não passa dos 18°C no sudoeste de Mato Grosso do Sul. O frio também avança na direção de Mato Grosso e Goiás, com máxima de 23°C no sudoeste de Mato Grosso e de 26°C na região de divisa de Goiás com o Mato Grosso do Sul. No Distrito Federal, ainda faz calor e a máxima alcança 33°C. Até a terça-feira da próxima semana, a frente fria se afasta e retorna uma condição de tempo seco e temperaturas elevadas para toda a região.
Região Nordeste
Na sexta-feira mal chove sobre o Nordeste. Esperam-se chuvas fracas apenas em Teresina. O sol e o calor predominam em grande parte da Região e a máxima chega a 37°C em partes do Maranhão e do Piauí. Até a terça-feira da próxima semana, uma nova frente fria avança pelo Nordeste e traz
chuvas generalizadas ao leste da
Bahia e Sergipe. Esperam-se temporais em Salvador.
Região Norte
Na sexta-feira, a aproximação de uma frente fria e a presença da umidade proveniente da Amazônia trazem chuvas na forma de pancadas ao sudeste do Pará, norte de Rondônia, parte do Amazonas, norte de Roraima, norte do Pará e centro e sul do Amapá. Faz muito calor, inclusive em Manaus. A máxima alcança 40°C no sudoeste de Tocantins. Até a terça-feira da próxima semana, as chuvas na forma de pancadas atingem o Acre, Amazonas, Roraima, norte e nordeste do Pará e litoral do Amapá.