» visite o site do RuralBR

 | 18/08/2009 15h54min

Mato Grosso do Sul tem quarta-feira com pancadas de chuva e trovoadas

Apenas na região norte do Estado, o tempo fica seco e ensolarado

QUARTA-FEIRA, DIA 19

Região Sul
Mais um dia com chuvas em boa parte da região. Nesta quarta-feira, a frente fria e áreas de instabilidade apenas não provocam chuvas em parte do oeste do Rio Grande do Sul. Ainda há risco de queda de granizo em boa parte do Paraná. A temperatura mínima permanece estável, oscilando em torno dos 7°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e em torno dos 13°C em boa parte de Santa Catarina e sul do Paraná. A máxima chega a apenas 14°C no sul do Rio Grande do Sul, 15°C no sul de Santa Catarina e 19°C no sudeste do Paraná. Apenas no noroeste do Paraná faz calor, com máxima de 26°C.

Região Sudeste
Na quarta-feira, a frente fria traz chuvas para São Paulo, boa parte do Rio de Janeiro e para o sul, parte da zona da mata e parte do oeste de Minas Gerais. Há previsão de temporais no sudoeste do Estado de São Paulo. No norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e em boa parte de Minas Gerais, o tempo permanece seco e ensolarado. A mínima oscila entre 13°C e 14°C no centro de Minas Gerais, 19°C no norte do Rio de Janeiro, 17°C no Espírito Santo e 15°C no sul e nordeste de São Paulo. A temperatura máxima cai cada vez mais no sul e leste de São Paulo, com valor de apenas 19°C no extremo sul e de 21°C em boa parte do leste paulista.

Região Centro-Oeste
Mais um dia com pancadas de chuva e trovoadas em boa parte de Mato Grosso do Sul por conta da frente fria e da formação de áreas de instabilidade. O acumulado diminui em relação à terça-feira e não passa dos 20mm no sudeste de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira. No norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e em boa parte de Mato Grosso, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio permanece restrito apenas ao sul de Mato Grosso do Sul, com valor em torno dos 24°C. Já em Mato Grosso, a máxima alcança 37°C, no oeste de Goiás, a máxima chega a 35°C e no Distrito Federal, a máxima alcança 31°C.

Região Nordeste
Mais um dia com chuvas fracas em Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco, litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte, além do leste do Ceará. Na maior parte do Nordeste, o tempo permanece seco e ensolarado. A máxima alcança 26°C entre o litoral de Alagoas e de Pernambuco e chega a 37°C no oeste do Maranhão.

Região Norte
Na quarta-feira, quase nada muda e as chuvas atingem o norte de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e norte do Pará. Em Tocantins, na maior parte do Pará e Amapá, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz calor e a máxima passa dos 38°C no leste do Acre, leste e sul do Amazonas e oeste do Pará.

Veja como fica o tempo nos próximos dias

Região Sul
Na quinta-feira, a frente fria parada entre o Paraná e São Paulo e a presença de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul causa chuvas no Paraná, Santa Catarina e centro e leste do Rio Grande do Sul. Apenas no oeste do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco. A mínima varia entre 9°C e 10°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, 11°C no meio oeste de Santa Catarina e 12°C no sul do Paraná. A partir da sexta-feira, finalmente as precipitações começam a diminuir. A frente fria e áreas de instabilidade trazem chuvas fracas apenas ao nordeste do Rio Grande do Sul, sul de Santa Catarina e leste e norte do Paraná. Até a terça-feira da próxima semana, no entanto, novas áreas de instabilidade causam chuvas em boa parte da região.

Região Sudeste
Na quinta-feira a frente fria mal avança pelo Sudeste, mas ganha muita força. A previsão é de fortíssimos temporais em boa parte da divisa do Paraná com São Paulo com acumulados de mais de 60mm em apenas 24 horas em algumas localidades. Também há previsão de pancadas de chuva e trovoadas, porém com menores acumulados, em boa parte do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e do próprio Estado de São Paulo. Na maior parte do Sudeste, o tempo ainda permanecerá seco e ensolarado. A mínima chega a 15°C no centro de Minas Gerais e 21°C no norte de São Paulo. A máxima chega a 21°C no extremo sul de São Paulo, 35°C no oeste e sul de Minas Gerais, 33°C no Espírito Santo e 31°C no norte do Rio de Janeiro. Na sexta-feira, a frente fria traz chuvas generalizadas à São Paulo, Rio de Janeiro e sul e oeste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
Na quinta-feira, a frente fria traz pancadas de chuva e trovoadas ao Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso. No norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e em boa parte de Mato Grosso, o tempo permanece seco e ensolarado. Para variar, o frio fica restrito ao sul de Mato Grosso do Sul, onde a máxima não passa dos 20°C. Em Mato Grosso, a máxima alcança 39°C, no oeste de Goiás, os termômetros alcançam 37°C e no Distrito Federal, esperam-se valores em torno dos 32°C. Na sexta-feira, o avanço da frente fria pelo Brasil leva pancadas de chuva e trovoadas para boa parte de Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste de Mato Grosso, Goiânia e Brasília. Até a terça-feira da próxima semana, a frente fria se afasta do Centro-Oeste e retorna uma condição de tempo seco e temperaturas elevadas para toda a Região.

Região Nordeste
Na quinta-feira, pouca coisa muda. Os ventos úmidos que sopram do mar trazem chuvas fracas ao leste do Nordeste, entre Sergipe e Rio Grande do Norte. Além disso, algumas áreas de instabilidade causam chuvas fracas no centro do Ceará e centro e leste do Maranhão. A temperatura máxima entra em elevação e alcança 28°C entre Alagoas e leste de Pernambuco e chega a 37°C no sudoeste do Maranhão. Na sexta-feira, praticamente não há previsão de chuvas no Nordeste, a não ser em Teresina. Até a terça-feira da próxima semana, uma nova frente fria avança pelo Nordeste e traz chuvas generalizadas ao leste da Bahia e Sergipe. Esperam-se temporais em Salvador, com acumulado de mais der 50mm em cinco dias.

Região Norte
As áreas de instabilidade trazem pancadas isoladas de chuva para partes do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima nesta quinta-feira. Entre o Acre e Tocantins, o dia será seco e ensolarado. O dia mais fechado e chuvoso fará com que a máxima despenque em Manaus, oscilando em torno dos 27°C. Entretanto, nas demais áreas da Região Norte, a previsão é de muito calor, com máxima chegando a 40°C em Tocantins. Na sexta-feira, as precipitações atingem o norte de Rondônia, Amazonas e norte de Roraima. Há risco de temporais no noroeste do Amazonas. Até a terça-feira da próxima semana, as chuvas na forma de pancadas atingem o Acre, Amazonas, Roraima, norte e nordeste do Pará e litoral do Amapá.

SOMAR METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS