| 13/08/2009 14h07min
SEXTA-FEIRA, DIA 14
Região Sul
Na sexta-feira, a propagação de áreas de instabilidade favorece o retorno das chuvas na forma de pancadas isoladas à fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Nas demais áreas da Região Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. A mínima alcança 17°C no oeste do Rio Grande do Sul e 15°C em boa parte do oeste do Paraná e litoral de Santa Catarina. A máxima chega a 29°C no noroeste do Paraná, 27°C no oeste de Santa Catarina e 25°C em boa parte do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
Na sexta-feira, os ventos úmidos que sopram do mar e algumas áreas de instabilidade trazem chuvas fracas e isoladas para o Espírito Santo e zona da mata de Minas Gerais. Mesmo com a continuidade das chuvas, a temperatura máxima entra em elevação, oscilando em torno dos 25°C nesta área do Sudeste. Nas demais áreas da Região, o tempo permanece seco e
ensolarado. Faz frio e há previsão de geadas nos pontos mais elevados da
Serra da Mantiqueira, com mínima de 0°C em Campos do Jordão-SP. A máxima passa dos 30°C no oeste e noroeste de São Paulo e oeste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Sexta-feira com sol e calor em todo o Centro-Oeste. Máxima de 38°C no sudoeste de Mato Grosso, 34°C no oeste de Goiás, 35°C no noroeste de Mato Grosso do Sul e 27°C no Distrito Federal. A umidade relativa mínima do ar alcança 15% no norte de Mato Grosso.
Região Nordeste
As chuvas perdem força na altura do litoral sul da Bahia nesta sexta-feira. Entretanto, as precipitações não param completamente e atingem o sul da Bahia, Sergipe, Alagoas e leste de Pernambuco. O tempo permanece seco, com sol entre nuvens, na maior parte do Nordeste. Faz frio no sul da Bahia, onde a máxima não passa dos 23°C. No leste do Nordeste, a máxima alcança 27°C. Entre o Ceará e Maranhão, a máxima oscila entre 34°C e 35°C.
Região Norte
Mais um dia com sol e calor em boa parte da
região. A máxima chega a 36°C, 37°C no sudeste do Amapá, Tocantins, sudoeste do Pará, leste do Amazonas e sul de Rondônia. As chuvas na forma de pancadas isoladas concentram-se sobre o nordeste do Pará, norte do Amazonas e boa parte de Roraima.
Veja como fica o tempo para os próximos dias
Região Sul
No sábado retorna uma condição de tempo seco e ensolarado à Região Sul. A mínima varia entre 6°C e 7°C no leste do Paraná, 9°C no Planalto de Santa Catarina e 11°C na Serra do Rio Grande do Sul. Já a temperatura máxima varia entre 21°C e 22°C no sudeste do Paraná e Planalto de Santa Catarina e alcança 28°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. No domingo, uma nova frente fria traz pancadas de chuva e trovoadas para boa parte do Estado do Rio Grande do Sul. Na fronteira com o Uruguai, o acumulado varia entre 20 mm e 30 mm em 24 horas. Na segunda-feira, a frente fria avança pela Região Sul,
levando chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado ao Rio
Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná.
Região Sudeste
No sábado, nada muda: áreas de instabilidade trazem chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado ao centro e norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. Na maior parte do Sudeste, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio pela manhã nas primeiras horas da manhã nos pontos mais elevados da Serra da Mantiqueira, com mínima de 2°C e geadas em Campos do Jordão. A máxima alcança 30°C no oeste de Minas Gerais e norte de São Paulo, 25°C no Rio de Janeiro e 23°C em boa parte do Espírito Santo. No domingo e na segunda-feira, as precipitações prosseguem no norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
O tempo permanece seco e extremamente quente em todo o Centro-Oeste no sábado. A máxima alcança 37°C no oeste e norte de Mato Grosso, 33°C no oeste de Goiás, 35°C no noroeste de Mato Grosso e 29°C no
Distrito Federal. A umidade relativa mínima do ar alcança 15%
em boa parte de Mato Grosso. No domingo, o tempo não muda, mas na segunda-feira, algumas áreas de instabilidade podem trazer chuvas para parte de Mato Grosso, especialmente Cuiabá.
Região Nordeste
No sábado, as chuvas voltam a ganhar força e há risco de transtornos, como alagamentos, em algumas cidades litorâneas do litoral sul da Bahia. Além disso, as precipitações também atingem todo o leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco, leste da Paraíba, leste do Rio Grande do Norte, centro do Ceará e norte do Maranhão e do Piauí. No interior do Nordeste, nada muda e o sol predomina. A máxima não passa dos 23°C no sul da Bahia, mas alcança 36°C no oeste do Maranhão. No domingo, as chuvas fortes prosseguem no litoral sul da Bahia. Entretanto, na segunda-feira, apesar da persistência das chuvas, não há previsão de precipitações intensas.
Região Norte
Tempo seco e ensolarado na maior parte
da Região Norte. As pancadas de chuva associadas com áreas
de instabilidade atingem apenas o norte da Região, entre o Amazonas, Roraima e Pará. A máxima chega a 38°C, 39°C no leste do Acre. No domingo, algumas áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas no norte de Rondônia, Amazonas, Roraima e nordeste do Pará. Na segunda-feira, as pancadas isoladas prosseguem no norte de Rondônia, Amazonas, Roraima e nordeste do Pará.