» visite o site do RuralBR

 | 06/08/2009 14h50min

Calor forte causa alto risco de queimadas em parte da região Sudeste

Temperaturas podem chegar a 34º entre o norte e oeste de Minas e norte de São Paulo

SEXTA-FEIRA, DIA 7

Região Sul
A frente fria estaciona e traz chuvas generalizadas para boa parte do Rio Grande do Sul e centro e sul de Santa Catarina. No norte e oeste de Santa Catarina e em todo o Paraná, o sol predomina. A temperatura mínima entra em declínio por conta da presença de uma massa de ar de origem polar. No sul do Rio Grande do Sul, a mínima chega a 5°C. Já a temperatura máxima permanece baixa no Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e leste do Paraná, com máxima inferior a 20°C. No noroeste do Paraná, a máxima alcança 28°C.

Região Sudeste
Uma frente fria avança pela costa sul de São Paulo na sexta-feira, onde causa mais nuvens que chuva, além da diminuição do calor nesta região. Nas demais áreas do Sudeste, o tempo permanece seco, ensolarado e muito quente, com máxima em torno de 34°C e umidade relativa do ar varia entre 15% e 20%, especialmente entre o norte e oeste de Minas Gerais e norte de São Paulo. O risco de formação e propagação de queimadas bastante grande.

Região Centro-Oeste
Mais um dia extremamente seco e quente. O sol predomina desde cedo e a máxima varia entre 35°C e 40°C no norte de Mato Grosso do Sul e boa parte de Mato Grosso. Além disso, a umidade do ar varia entre 10% e 15%. O risco de formação e propagação de queimadas é enorme.

Região Nordeste
As ondas de leste trazem chuvas generalizadas ao leste e norte do Nordeste, desde a costa norte da Bahia até o litoral do Maranhão. A temperatura máxima permanece baixa, com valores em torno dos 22°C entre o centro de Alagoas e o centro e leste da Paraíba. Por outro lado, no interior do Nordeste, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens e muito calor. A máxima chega a 35°C no oeste do Maranhão.

Região Norte
As chuvas migram pela região e atingem o oeste do Acre, oeste do Amazonas, centro e norte de Roraima e norte do Pará. Na maior parte da região persiste uma condição de tempo seco, ensolarado e extremamente quente, com máximas entre 35°C e 40°C.

Veja como fica o tempo nos próximos dias

Região Sul
Alerta de temporais a partir do sábado. A frente fria ganha companhia da umidade proveniente da Amazônia e de uma área de baixa pressão atmosférica. O resultado são intensos temporais no oeste do Rio Grande do Sul e em torno de 50 mm no centro, leste e sul do Estado. A temperatura mínima entra em elevação no Rio Grande do Sul, mas a máxima permanece baixa, com valores inferiores a 20°C. Já em Santa Catarina e Paraná, o sol e o calor predominam, com máxima de quase 28°C no noroeste e oeste do Paraná e em torno dos 25°C em Santa Catarina. No domingo, a frente fria traz chuvas generalizadas ao Rio Grande do Sul, oeste e centro de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

Região Sudeste
No sábado, a frente fria se afasta da costa de São Paulo e retorna uma condição de sol e calor para todo o Sudeste. A máxima chega a 31°C no norte de São Paulo e oeste de Minas Gerais e a umidade relativa do ar varia entre 15% e 20% no norte, centro e oeste de Minas Gerais e norte de São Paulo. O risco de formação e propagação de queimadas é enorme. No domingo, nada muda e o Sudeste terá mais um dia seco, ensolarado e quente.

Região Centro-Oeste
Nada muda neste sábado, onde o sol e calor extremo predominam. A máxima dispara e a máxima varia entre 35°C e 40°C no norte de Mato Grosso do Sul, noroeste de Goiás e boa parte de Mato Grosso. Algumas cidades poderão registrar recorde de calor no inverno. A umidade relativa mínima do ar varia entre 15% e 20%. O risco de formação e propagação de queimadas é enorme. No domingo, uma frente fria pode trazer chuvas fracas e isoladas ao sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. A temperatura entra em acentuado declínio e a máxima não passa dos 20°C no oeste, sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, o calor prossegue.

Região Nordeste
No sábado, as precipitações atingem o norte do Maranhão e a costa leste entre o litoral sul da Bahia e a costa sul de Pernambuco. No litoral, divisa entre o Maranhão e Pará, a previsão é de chuvas fortes. Nas demais áreas, esperam-se chuvas fracas. A temperatura máxima volta a subir no leste do Nordeste, com valores em torno dos 25°C. Apenas na região de Feira de Santana, na Bahia, é que a máxima permanece na casa dos 22°C. Na maior parte do Piauí, a máxima passa dos 35°C. No domingo, as chuvas mais fracas e isoladas atingem a costa da Bahia, litoral sul de Sergipe, costa norte de Alagoas, litoral de Pernambuco e da Paraíba, litoral leste do Rio Grande do Norte, leste do Ceará e noroeste do Maranhão.

Região Norte
No sábado, áreas de instabilidade trazem pancadas de chuva e algumas trovoadas ao oeste e norte do Amazonas, boa parte de Roraima, norte do Pará e centro e leste do Amapá. Desde Tocantins até o Acre, o tempo segue seco e quente, com máxima entre 35°C e 40°C. Até o sábado da próxima semana, as precipitações atingem o centro e oeste do Acre, boa parte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e boa parte do Amapá. O tempo permanece seco, ensolarado e quente entre Tocantins e o leste do Acre.

SOMAR METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS