» visite o site do RuralBR

 | 31/07/2009 15h54min

Tempo fica seco e ensolarado em boa parte do Centro-Oeste neste final de semana

Na segunda-feira, a frente fria se afasta da região

Região Sul
A frente fria não consegue se deslocar pelo país e traz mais um sábado com chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná. Apenas no norte do Paraná e em boa parte do Rio Grande do Sul, o sol aparece entre nuvens. Faz frio no sul do Rio Grande do Sul, com mínima entre 0°C e 2°C. Na Serra de Santa Catarina, a mínima varia entre 3°C e 5°C. Já no noroeste do Paraná, a mínima oscila entre 17°C 19°C. No domingo, a frente fria ganha a companhia de um ciclone extratropical e as chuvas se espalham pela região. Apenas em partes do oeste e sul do Rio Grande do Sul, o risco de chuva é menor. Na segunda-feira, finalmente as chuvas voltam a enfraquecer. Apenas entre o nordeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, ainda há previsão de chuvas fracas.

Região Sudeste
No sábado, retorna uma condição de tempo seco, com sol entre nuvens em boa parte do Sudeste. Apenas no extremo sul de São Paulo ocorrem chuvas isoladas no fim do dia. A temperatura entra em elevação e apenas no sudoeste e sul de São Paulo, a máxima ainda não chega a 20°C. No domingo, uma frente fria avança pelo Estado de São Paulo, trazendo chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado ao oeste e sul de São Paulo. Na maior parte do Estado Paulista, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais segue a condição de tempo seco e ensolarado. Na segunda-feira, a frente fria avança pelo Sudeste e traz chuvas fracas ao nordeste de São Paulo, boa parte do Rio de Janeiro e parte da zona da mata de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
No sábado, as chuvas retornam ao sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul por conta da chegada de uma nova frente fria. Na maior parte do Centro-Oeste, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz calor, sobretudo no norte de Mato Grosso, com máxima de mais de 35°C. Já no sul de Mato Grosso do Sul, a máxima não passa dos 20°C. No domingo, a frente fria não avança muito e as chuvas atingem o oeste, sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. Na maior parte do Centro-Oeste, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. O frio avança lentamente apenas pelo Mato Grosso do Sul, com máxima inferior a 20°C no oeste, centro e sul do Estado. Já no centro e norte de Mato Grosso, a máxima passa dos 35°C. Na segunda-feira, a frente fria se afasta do Centro-Oeste e retorna uma condição de tempo seco e ensolarado.

Região Nordeste
No sábado, chuvas generalizadas atingem o centro e leste da Bahia, além de boa parte de Sergipe e de Alagoas e leste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Também chove fraco e isolado no norte do Maranhão. Na maior parte do Nordeste, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima despenca no leste do Nordeste e algumas cidades registrarão máxima de apenas 22°C. No domingo, além de generalizadas, as chuvas serão fortes, com potencial para transtornos no leste do Rio Grande do Norte, inclusive em Natal. No interior e norte do Nordeste, o tempo permanece seco e ensolarado. Mesmo com a persistência das chuvas, a temperatura entra em elevação, com máxima de mais de 35°C no oeste do Maranhão e 25°C no leste do Nordeste. Na segunda-feira, as chuvas perdem força e atingem o leste do Nordeste de forma mais isolada. As precipitações ocorrem no leste de Alagoas, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, além do litoral oeste do Maranhão.

Região Norte
Neste sábado, o tempo segue seco, ensolarado e muito quente, com máxima de mais de 35°C, na maior parte da Região Norte. As chuvas atingem principalmente o oeste e norte do Amazonas e Roraima. No domingo, as chuvas se espalham um pouco mais e atingem o centro e oeste do Acre e do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Na maior parte da Região Norte, nada muda e o sol e o calor predominam ao longo de todo o dia. Na segunda-feira, pancadas de chuva e trovoadas atingem o oeste do Acre, centro, oeste e norte do Amazonas, Roraima, Amapá e nordeste do Pará.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS