| 14/08/2009 14h41min
Região Sul
No sábado retorna uma condição de tempo seco e ensolarado à região. Apesar da ausência de chuvas, esperam-se rajadas intensas do quadrante norte, variando em torno dos 90 km/h no oeste do Rio Grande do Sul. A temperatura máxima varia entre 21°C e 22°C no sudeste do Paraná e Planalto de Santa Catarina e alcança 28°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. No domingo, uma nova frente fria avança pela região, com pancadas de chuva e trovoadas para boa parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. A máxima não passa dos 25°C em boa parte da região. Na segunda-feira, a frente fria avança pela região, levando chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e leste do Paraná.
Região Sudeste
No sábado, nada muda: áreas de instabilidade trazem chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado ao centro e norte do Espírito Santo e
nordeste de Minas Gerais. Na maior parte do Sudeste, o tempo
permanece seco e ensolarado. No domingo, os ventos úmidos que sopram do mar aumentam sua área de influência e as chuvas fracas atingem também o norte do Estado do Rio de Janeiro, além do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. No centro e sul do Rio de Janeiro, na maior parte de Minas Gerais e em São Paulo, o tempo permanece seco e ensolarado. Na segunda-feira, as precipitações prosseguem no norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
O tempo permanece seco e extremamente quente em todo o Centro-Oeste. A máxima alcança 37°C no oeste e norte de Mato Grosso, 33°C no oeste de Goiás, 35°C no noroeste de Mato Grosso e 29°C no Distrito Federal. A umidade relativa mínima do ar alcança 15% em boa parte de Mato Grosso. O domingo será mais um dia seco e ensolarado no Centro-Oeste. A máxima varia entre 37°C e 38°C no oeste e norte de Mato Grosso e, além disso, a umidade relativa do ar alcança 15% no sudoeste mato-grossense.
No sul de Mato Grosso do Sul,
a máxima entra em declínio e não passa dos 24°C. No oeste de Goiás, a máxima alcança 34°C. No Distrito Federal, espera-se uma máxima em torno dos 28°C.
Região Nordeste
Último dia de frente fria no sul da Bahia. Este sistema e áreas de instabilidade trazem chuvas generalizadas, constantes, mas com baixo acumulado ao leste e sul da Bahia, Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco e nordeste do Maranhão. No interior do Nordeste, o tempo permanece seco e ensolarado. No domingo, a frente fria sai de cena e a temperatura máxima finalmente volta a subir na Bahia. Apesar do afastamento da frente fria, as chuvas associadas com os ventos que sopram do mar e áreas de instabilidade prosseguem no leste e sul da Bahia, leste de Alagoas, leste da Paraíba, leste de Pernambuco, leste do Rio Grande do Norte e norte do Maranhão.
Região Norte
Tempo seco e ensolarado na maior parte da região. As pancadas de chuva
associadas com áreas de instabilidade atingem apenas o norte da
região, entre o Amazonas, Roraima e Pará. A máxima chega a 38°C, 39°C no leste do Acre. No domingo, áreas de instabilidade causam pancadas isoladas de chuva com baixo acumulado e trovoadas no norte do Amazonas, norte do Pará, Amapá e Roraima. Na segunda-feira, as pancadas isoladas prosseguem no norte de Rondônia, Amazonas, Roraima e nordeste do Pará.