| 19/08/2009 10h29min
A associação da gripe A com os suínos provocou retração de até 30% no consumo da carne do animal em Santa Catarina.
A queda no consumo, somada à crise econômica, deixou o Estado em uma situação delicada, segundo o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Wolmir de Souza.
O dirigente assegurou, nesta quarta-feira em entrevista à RBS TV, que os problemas podem provocar a desistência de produtores, principalmente nos pequenos municípios catarinenses.
As cidades da região Oeste, que respondem por 70% da produção, são as mais afetadas. Entre o final do ano passado e o primeiro semestre de 2009, o preço pago pelo animal vivo caiu pela metade.
Souza explica que, em uma situação normal, o mercado costuma registrar melhora durante os meses do inverno. Com a gripe, o produtor que já registrava perdas devido à crise não conseguiu recuperar as vendas.
Nas últimas semanas,
produtores e exportadores catarinenses se reuniram para
debater a crise no setor.
— É difícil fazer uma orientação ao produtor, mas sugerimos a redução do plantel para diminuir o prejuízo, que nos parece inevitável. Há um caos social nos municípios pequenos, onde suinocultores não conseguem pagar débitos e manter a produção — ressalta Souza.
Apoio do governo federal
Na terça-feira, empresários de todo o país se reuniram com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para pedir medidas emergenciais para o setor.
Eles pedem a prorrogação do prazo para o pagamento de financiamentos da produção por cinco anos e a criação de uma linha de crédito especial para a retenção de matrizes.
Segundo os representantes dos criadores, a maior preocupação é manter quem produz na atividade. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, a dívida do setor chega a R$ 600 milhões e a inadimplência, motivada pela falta de
crédito, atinge 30%.
O ministro se comprometeu a levar as
demandas do setor para a equipe econômica e admitiu que a queda no consumo, a redução das exportações e a gripe A vão provocar a "quebra" de alguns produtores.
Gripe
A ACCS, em parceria com o governo federal, vai iniciar a distribuição de uma cartilha com informações de como os produtores rurais devem proceder para evitar a disseminação da gripe A, registrada em humanos, para os animais.
Souza alerta que, caso o vírus seja transmitido para suínos no Estado, a situação dos produtores tende a piorar ainda mais.