| 10/08/2009 09h23min
Os produtores de algodão estão preocupados com os preços do produto. De acordo com a consultoria Cotton Lux, o mercado tem operado com pouca oferta e baixa liquidez.
Os analistas afirmam que na semana passada os agricultores não demonstraram muita disposição em negociar, mesmo com o avanço da colheita e com o complemento de receita do leilão de Pepro. O setor ainda é bastante dependente do mecanismo oferecido pelo governo.
Segundo a consultoria, a comercialização da fibra ainda é prejudicada pelo cenário de incerteza em relação aos preços. Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostram que os produtores têm cumprido contratos antecipados, tanto na exportação quanto no mercado interno.
Isso tem mantido baixa a oferta de algodão da safra 2008/2009 disponível para pronta-entrega. Neste cenário, a liquidez do mercado segue baixa.
Na última semana, o indicador de preços do algodão em pluma,
calculado pelo Cepea, ficou em R$ 1,1629 por
libra-peso, uma queda de 0,26%. O valor a prazo fechou a R$ 1,1707 por libra-peso, queda também de 0,26%. Em dólar, o indicador fechou a 63,75 cents por libra-peso, alta de 0,45%.