| 09/08/2009 12h20min
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, considerou , durante Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, em Brasília, que “o meio rural brasileiro não pode mais ser considerado como um espaço de produção de miséria”. Ele coordenou a mesa que tratou do tema “Experiências da Proteção e Promoção Social em Países em Desenvolvimento”. O Simpósio é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
De acordo com Cassel, em sete anos os financiamentos destinados para a agricultura familiar passaram de R$ 2,5 bilhões para R$ 15 bilhões. Além disso, ele enfatizou a marca de 520 mil famílias com posse e títulos de propriedades; a desapropriação de 43 milhões de hectares para fins de reforma agrária e o crescimento da renda média dos agricultores familiares acima da média nacional.
Outro ponto levantado pelo ministro foi a articulação interministerial para execução de políticas públicas amplas. Ele citou como exemplos os Territórios da Cidadania, que envolve 22 ministérios, estados e municípios, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizado em parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estados e municípios.
MDA