| 02/08/2009 12h20min
Duas novas linhagens irmãs de arroz estão desafiando a reputação do arroz como uma "cultura sedenta" ao demonstrar alta produtividade em regiões propensas à seca na India e nas Filipinas. A edição de julho-setembro de 2009 da revista Rice Today expõe o desenvolvimento de variedades de arroz tolerantes à seca e outras pesquisas do International Rice Research Institute (IRRI) e instituições parceiras, num esforço para frear os efeitos devastadores da seca.
Com certo grau de escassez de água previsto para afetar 15-20 milhões de hectares de arroz irrigado dentro de 25 anos, a inteligente gestão das culturas e até mesmo o arroz geneticamente modificado podem desempenhar um papel importante de ajuda aos agricultores.
A Rice Today também revela importantes desenvolvimentos na produção mundial de arroz. A produção do cereal na Uganda aumentou 2,5 vezes entre 2004 e 2008 através de iniciativas governamentais, investimento privado,
e apoio ao agricultor.
O IRRI ainda lança um olhar sobre algumas soluções práticas para ajudar a reduzir as perdas e melhorar a qualidade dos grãos durante a pós-colheita. Entre15-20% dos grãos de arroz muitas vezes são perdidos, nesta fase, devido a técnicas de secagem inadequadas, pragas e outros fatores.