| 26/07/2009 12h20min
A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp será mais uma vez parceira da Agrifam, evento voltado para a agricultura familiar e o trabalho rural que acontece em Agudos, de 31 de julho a 2 de agosto. A Faculdade irá expor projetos desenvolvidos pelos alunos no espaço Sítio Modelo.
O vice-diretor da unidade, professor José Matheus Yalenti Perosa, esteve no dia 3 de junho na sede da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), para dar início as implantações da estrutura que a Unesp utilizará durante a edição 2009 da Agrifam.
– O apoio da Unesp, que esteve presente em todos os anos, começa antes da Feira e pretende se estender no pós-Feira – ressalta Perosa.
O Sítio Modelo demonstra aos visitantes a noção ideal de cultivo, manutenção e produção na agricultura. A FCA também vai enfocar o desenvolvimento sustentável, com base nos trabalhos desenvolvidos pelos seus alunos que darão explicações para os visitantes.
– Traremos inovações na esfera da produção, modelos de irrigação, recuperação de mata ciliar e outros projetos que favorecem o meio-ambiente, que não pode estar em guerra com o homem do campo – explica o vice-diretor da Faculdade. Ele salienta que, a cada dia, 10 discentes vão demonstrar as mais novas pesquisas no campo da agricultura.
Perosa considera que os agricultores familiares são o alvo de muitas das pesquisas desenvolvidas pela Faculdade, que já tem uma tradição no desenvolvimento de tecnologias para todo o agronegócio. Ele acrescenta que atender a agricultura familiar é um dever da universidade pública.
– A FCA tem foco na formação de recursos humanos, e instituiu, há mais de 10 anos, o estágio-vivência, auxiliando e implementando projetos nas pequenas propriedades. É um pessoal sedento por uma melhor produtividade, sem muito pra investir. Ou seja, um campo muito fértil para difusão de conhecimentos. O grande proprietário tem mais acesso ao conhecimento gerado, o pequeno
não.
Diante desses conceitos, o vice-diretor da FCA reafirma a parceria para este ano.
– Na Agrifam é diferente, porque os atendidos, pequenos e médios produtores, têm menos possibilidades de acesso ao conhecimento. E é exatamente com esse público que a Feira e nós trabalhamos. Isto e mais a facilidade de acesso são diferenciais na Agrifam. É uma vitrine para os nossos projetos – garante.
Com entrada franca, a Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, acontece entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Km 322 da Rodovia Marechal Rondon, município de Agudos, região central do Estado de São Paulo. O evento é realizado e organizado pela Fetaesp e sindicatos filiados.