| 19/07/2009 08h30min
O governador do Paraná, Roberto Requião, assinou termo de cooperação técnica na área da agricultura, agropecuária, desenvolvimento florestal e segurança alimentar com o departamento paraguaio de Canindeyú.
– Estamos assinando um convênio de transferência de tecnologia agrícola paranaense para o Paraguai, com isso colocamos a nossa secretaria de Agricultura à disposição. Esta é uma dívida que nós temos com este país irmão que estamos pagando com prazer, pois o desenvolvimento deles é fundamental para sua segurança alimentar e para nossa segurança pública – disse Requião.
A governadora de Canindeyú, Maria Cristina Villalba de Abente, destacou que a parceria fortalece a relação entre os Estados.
– Estamos muito interessados no modelo de agricultura familiar que o Paraná tem e nos programas de sustentabilidade com recursos naturais – explicou.
Ela adiantou que serão agendadas visitas entre os técnicos de ambos os Estados para a articulação de ações concretas.
Abente disse ainda que, paralelamente, será realizado um projeto de inserção de jovens, que cursam agronomia na Universidade Nacional de Canindeyú, em cursos de especialização nas universidades estaduais do Paraná.
Ainda durante a visita, ela conheceu o programa de Casas Familiares Rurais e disse estar interessada em levar esta modalidade de ensino para o Paraguai. O programa é uma ação conjunta entre Associação Regional das Casas Familiar Rurais, Secretaria da Educação e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento que consiste em uma casa na qual os estudantes permanecem uma semana com o estudo integrado de técnicas agrícolas ao estudo curricular normal e na outra semana empregam o aprendido em suas propriedades.
O vice-governador Orlando Pessuti, que também participou da solenidade, disse que é natural que o país e os departamentos procurem o Paraná para estabelecer intercâmbios.
– Salto Del Guairá, capital de Canindeyú, é muito próxima e temos mantido importantes intercâmbios com eles, temos ainda muitos brasileiros atuando na agricultura neste departamento – recordou.
Lourdes Bogado Insfran, cônsul-geral do Paraguai no Paraná, disse que é muito importante o fortalecimento entre o relacionamento entre ambos os Estados.
– Muitas iniciativas têm aparecido – contou.
Ela falou ainda sobre a extensa agenda de reuniões da comissão que contemplam a vice-governadoria, secretaria de Relações com a Comunidade e secretaria de Agricultura, entre outras.