| 17/07/2009 13h56min
A entrega de tratores do Plano Mais Alimentos deve se tornar frequente a partir de agora no Brasil. O programa deve ser confirmado como uma política permanente de governo. Esta é uma das pautas da reivindicação dos agricultores familiares que deve ser anunciada durante o anúncio do Plano Safra para o setor na próxima semana.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, esteve no Rio Grande do Sul nesta sexta, dia 17, para realizar a entrega de tratores pelo programa. Ele visitou as fábricas da Massey Ferguson, em Canoas, e da John Deere, em Horizontina. Cassel afirma que este projeto é viável para se tornar permanente.
– Vamos lançar o Plano Safra na próxima quarta-feira com a presença do presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff. O presidente deve anunciar a prorrogação do programa por mais um ano, e isto já sinaliza a perenidade do programa - ressalta o ministro.
Entre as medidas também estão um selo para a agricultura familiar e uma nova legislação para a assistência técnica rural. Entidades e cooperativas poderão fazer parte de uma rede de auxílio aos agricultores familiares. Cassel acredita que o conjunto de medidas aproxima os agricultores do governo.
– Queremos trabalhar uma alteração importante no sistema nacional de assistência técnica com uma nova lei, vamos lançar o selo da agricultura familiar. É um conjunto de medidas que melhoram a produção e produtividade da agricultura familiar e aproximam os agricultores familiares do governo – salienta Cassel.
Na quarta, o ministro esteve reunido com representantes da Fetraf, em Brasília, para tratar das pautas de reivindicações da 5ª Jornada de Lutas da Agricultura Familiar. Foi reafirmado que o governo vai destinar R$ 15 bilhões para o Plano Safra 2009/2010.
CANAL RURAL