| 14/07/2009 19h15min
Dar assistência técnica ao produtor rural não é papel apenas do governo. Locais que parecem ser somente lojas funcionam como centrais de informação e têm auxiliado muito para melhorar a produção agrícola. São as agro-revendas, uma importante ligação entre fabricantes de insumos e agricultores, e um mercado que movimenta mais de R$ 30 bilhões.
Em uma das mais antigas agro-revendas do Brasil, que existe há 15 anos, uma grande variedade de produtos é comercializada, desde equipamentos para jardinagem até sementes, adubos, fertilizantes e inseticidas. Em uma loja em pleno centro urbano, na maior e mais moderna metrópole do país, todos os produtos vendidos são voltados para áreas rurais, para o campo.
Para quem trabalha com produtos agrícolas, não basta saber vender, tem que entender do assunto. Quem está atrás do balcão não só um vendedor, é um técnico agrícola.
Já quem comanda os negócios é mais que um administrador, é um engenheiro agrônomo. A revenda paulista, como muitas outras espalhadas por todo o país, tem responsabilidades além de vender produtos.
É também através destas lojas que mais de 75% dos produtores rurais brasileiros ficam sabendo das novidades em insumos agrícolas.
— O produtor tem a necessidade de vir conversar conosco para também saber o que é de novo, o que é que ele pode aplicar, isso ocorre diariamente com nossos produtores — disse o diretor-geral da agropecuária, José Citelli Neto.
Nakamura é um especialista em agro-revendas. Ele conta que as lojas ganharam muito espaço no setor do agronegócio e atualmente movimentam R$ 31 bilhões por ano. Viraram tema de revistas e de eventos, como a Expo AgroRevenda, que espera reunir 900 administradores de revendas e 60 fabricantes de insumos no próximo mês.
Expo AgroRevenda acontece nos dias 13 e 14 de agosto em Jaguariúna, interior de São Paulo.
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