| 10/07/2009 09h57min
Os membros do G8 (grupo das sete maiores economias do mundo e a Rússia) e outros países participantes da reunião de cúpula de Áquila (Itália) se comprometeram nesta sexta, dia 10, a liberar pelo menos US$ 15 bilhões em três anos para garantir o abastecimento de alimentos no mundo, segundo uma declaração conjunta.
– Celebramos os compromissos adotados pelos países representados em Áquila, de mobilizar pelo menos US$ 15 bilhões em três anos para assegurar o desenvolvimento duradouro da agricultura, ao mesmo tempo que mantêm a determinação de fornecer uma ajuda alimentar de urgência adequada – afirmam os líderes do G8, as potências emergentes e os países africanos presentes em Áquila.
– Continuamos profundamente preocupados com a segurança alimentar mundial, o impacto da crise financeira e econômica e o aumento dos preços dos alimentos ano passado, que afeta os países menos capazes de enfrentar o agravamento da fome e da pobreza – completa a nota dos governantes na Iniciativa de Áquila sobre a segurança alimentar, da qual agências internacionais obtiveram uma cópia.
– Apesar da redução dos preços dos alimentos básico em comparação aos níveis recordes de 2008, continuam em níveis historicamente elevados e instáveis – completa a declaração.
AGÊNCIA SAFRAS
Os líderes do G8, da esquerda para a direita: Barack Obama (EUA), Dmitri Medvédev (Rússia), Nicolas Sarkozy (França), Gordon Brown (Reino Unido) e Angela Merkel (Alemanha)
Foto:
Sergio Barrenechea