| 08/07/2009 09h01min
A Expointer deste ano terá novos alojamentos para os tratadores de animais. A medida busca evitar os problemas da edição passada, quando o camping do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), superlotou devido à exigência do Ministério do Trabalho de que os trabalhadores não poderiam dormir junto aos animais.
Em audiência pública na Procuradoria do Ministério do Trabalho nessa terça, dia 7, em Porto Alegre, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado, anunciou que haverá hospedagem para 420 trabalhadores. A Expointer 2009 começa em 29 de agosto.
O local será destinado aos peões do gado de corte, de equinos de outras raças, além dos crioulos, e aos que cuidam das cabras. Os demais ficarão no camping do parque, que recebeu reformas em sanitários e locais para banho. O projeto do alojamento foi apreciado pela procuradora do Trabalho Márcia de Freitas Medeiros e por auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Para definir a distribuição das vagas, em 22 de julho haverá uma reunião na Secretaria Estadual da Agricultura.
Neste ano, devido à estiagem que levou à decretação de situação de emergência em mais de 250 municípios, a secretaria teve de readequar os recursos para a Expointer. Mesmo assim, serão investidos R$ 4,5 milhões na feira, afirma Machado.