| 07/07/2009 19h22min
As agências do Banco do Brasil começam a colocar em prática as medidas para facilitar o acesso ao crédito dos agricultores endividados. Nesta terça, dia 7, ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, se reuniu com os gerentes de mercado de agronegócio dos Estados.
Agricultores endividados agora estão tendo o grau de risco revisado pelo Banco do Brasil. Reivindicação do setor há muito tempo, a medida que autoriza os bancos a fazerem a reclassificação foi aprovada na semana passada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). De acordo com o ministro Stephanes, o dinheiro para as operações de crédito rural da safra 2009/2010 está disponível nas agências e as contratações começaram a ser feitas no dia primeiro de julho.
O Banco do Brasil está disponibilizando R$ 9,4 bilhões para financiar a agricultura familiar e R$ 30,1 bilhões aos agricultores empresariais e cooperativa. Valor é 30% a mais do que na safra passada.
Stephanes disse também que, com a reclassificação de risco, a estimativa é de que mais de 100 mil produtores rurais sejam beneficiados.