| 03/07/2009 16h51min
O Estado de Mato Grosso do Sul receberá de 4 a 9 de julho as missões oficiais da República Popular da China - Província de Jiangxie e da Coréia do Sul. As visitas, coordenadas pela equipe técnica da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur) estão voltadas a prospecção de negócios e ampliação das relações comerciais e de cooperação técnica.
De acordo com a programação, as missões trarão ao Estado Equipes de TV, empresários, pesquisadores, especialistas em legislação, autoridades ligadas a agricultura e relações comerciais. A primeira visita será da Coréia do Sul, que desembarca neste sábado e deverá permanecer até o dia 9.
Segundo o superintendente de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário da Seprotur, Jerônimo Chaves - que estará responsável pelos trabalhos dos coreanos durante a visita -, o foco da missão que é liderada pelo Ministério da Agricultura Coreano, está em possíveis investimentos no setor agroindustrial e em pesquisa agropecuária.
As visitas vão ocorrer em instituições de pesquisa, empresas e propriedades ligadas à produção de grãos, carnes e açúcar e álcool, explicou, lembrando que na oportunidade o governo irá expor todas as vantagens competitivas, incentivos fiscais e oportunidades de investimentos.
Já a delegação chinesa que é liderada pelo vice-governador da província de Jiangxie Sun Gang, passará dois dias no Estado, desembarcando no dia 7, terça. A supervisão da visita estará sob a responsabilidade do superintendente de Indústria, Comércio e Turismo da Seprotur, Jonathas Camargo.
– Queremos aproximar e fortalecer as relações comerciais e culturais com esta importante região chinesa, e quem sabe estabelecer acordos bilaterais – finaliza.
Na agenda da visita chinesa estão contatos com secretárias de Estado, entidades de classe, Assembléia Legislativa, e audiência com o governador André Puccinelli para assinatura de um acordo de intenção para estabelecer um Estado irmão entre Jiangxi e Mato Grosso do Sul.
AGÊNCIA SAFRAS