| 28/06/2009 18h20min
Ela já foi considerada exótica e de consumo exclusivo das classes A e B. Porém, dona de grande valor nutritivo e de grande versatilidade à mesa, a carne de cordeiro conquista, aos poucos, espaço entre todos os tipos de consumidores, particularmente no Rio Grande do Sul.
Carne de cordeiro e vinho formam uma combinação perfeita à mesa. Assim, juntam-se aos criadores de cordeiro viticultores da região do Pampa gaúcho que estão mudando a direção dos seus negócios, deixando de ser apenas fornecedores de matéria-prima para se tornarem produtores de vinho.
Esta foi a base do encontro de negócios ‘Sabores do Rio Grande’, realizado nesta semana em Caçapava do Sul – município do sudeste gaúcho, distante 263 km de Porto Alegre. O Sabores do Rio Grande é um projeto realizado por meio do programa Juntos para Competir, incentivado pelo Sebrae/RS e Sistema Farsul e Senar, e que tem como objetivo estimular as cadeias principais produtivas do agronegócio no Estado.
Ainda conhecida como um produto sofisticado, a carne de cordeiro ganha cada vez mais espaço na mesa dos restaurantes populares e nos churrascos de fim de semana. Há alguns anos, no entanto, a prática era consumir a carne da ovelha limitada ao descarte da produção de lã. E os ácidos graxos na gordura dos animais mais velhos resultavam em um sabor não tão agradável ao paladar.
No Brasil, os restaurantes mais sofisticados foram responsáveis por introduzir a carne em pratos refinados e adaptados à cultura local. Essa característica de versatilidade colocou a carne de cordeiro no gosto popular. Macia e com sabor marcante, já está presente em algumas redes de supermercados, disputando a atenção dos consumidores. Para estimular o seu consumo, uma dica é saboreá-la com uma boa taça de vinho fino. Durante o encontro Sabores do Rio Grande, é essa união que promete atiçar o paladar dos participantes.
De acordo com a gestora do projeto Ovinocultura na Região Centro, Fabiana Kellermann de Freitas, “o objetivo do evento é estimular o aumento da comercialização da carne com a marca Cordeiros da Província, de Caçapava do Sul, bem como divulgar os vinhos da região do Pampa gaúcho. Trata-se de uma ação que trabalhará os elos da cadeia produtiva relacionados ao varejo e consumidores”.
O presidente da Associação Caçapavana de Produtores de Ovinos e Caprinos (ACPOC), Edu Teixeira, diz que o setor está em processo de crescimento.
– Além da rodada de negócios, também os cursos previstos no evento irão divulgar o consumo, ainda muito baixo no Brasil se comparado com o de países da Europa, e incrementar a comercialização – salienta.
Teixeira explica que esta expansão inclui negociações com frigoríficos de âmbito estadual.
– Estamos trabalhando para estabelecimentos com licença para operar em nível municipal. Nos próximos dias teremos uma definição para vendermos em outras cidades. Ou fechamos contrato com essas empresas, ou vendemos o animal para o abate – disse o presidente
da entidade, integrada por 16 produtores do
município.
Três vinícolas, a Cooperativa Vinoeste, de Uruguaiana; Vinhos Guatambú de Dom Pedrito; e Vinícola De Luca, de Caçapava do Sul, também esperam incrementar seus negócios. Para o gestor do Projeto de Fruticultura do Pampa Gaúcho pelo Sebrae/RS, Tauê Bozzeto Hamm, a participação delas no encontro tem dupla importância.
– Além da degustação dos produtos, do treinamento para profissionais do ramo e das possíveis negociações, a atividade servirá para posicionar que a região está deixando de fornecedora de uvas para as vinícolas da Serra e transformando-se em um importante pólo produtor de vinhos finos.