| 28/06/2009 14h20min
Produzir com custos competitivos ainda é um dos grandes desafios da avicultura. As crescentes pressões pela redução do uso de antibióticos promotores de crescimento exigem criatividade dos nutricionistas. Diante deste quadro, o uso de enzimas na dieta das aves pode contribuir para um melhor aproveitamento de nutrientes e ainda reduzir o custo da ração, diminuindo o uso de nutrientes.
De forma geral, as enzimas facilitam a digestão e melhoram a saúde intestinal dos animais. Os benefícios podem ser observados no ganho de peso, rendimento de carcaça e ainda na possibilidade de se reduzir o uso de ingredientes, explicou o PHD em nutrição animal e diretor de enzimas da Novus International, Nasser Odettalah.
Ele destaca que as enzimas também ajudam a reduzir os fatores anti-nutricionais dos ingredientes da ração.
– É muito importante a conscientização da não utilização de antibióticos promotores de crescimento, e as enzimas podem ajudar neste trabalho. Você pode obter o mesmo desempenho e reduzir ingredientes, que é muito útil para a granja e para o meio ambiente. Otimizar os nutrientes na dieta é um ponto muito importante, especialmente hoje – afirmou Odetallah durante a palestra “Otimizando a utilização de nutrientes em alimentação animal: o papel das enzimas”, para 115 técnicos e pesquisadores de agroindústrias, granjas e universidades de vários países da América Latina. O encontro, que aconteceu em Atibaia (SP), faz parte do projeto Nutrition for Tomorrou alliance.