| 18/06/2009 14h41min
Região Sul
Sol e temperatura em elevação no Sul. Esperam-se mínimas entre 6°C e 9°C desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o centro e leste do Paraná, com extremos entre 3°C e 6°C em uns poucos pontos do norte de Santa Catarina e leste do Paraná. A máxima varia entre 20°C e 23°C na maior parte do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná.
Região Sudeste
Nesta sexta, finalmente não há previsão de chuvas em nenhuma parte do Sudeste. O sol predomina, mas ainda faz frio pela manhã, com mínima entre 3°C e 6°C na serra da Mantiqueira. No decorrer do dia, a temperatura entra em elevação e a máxima já passa dos 20°C na maior parte da região.
Região Centro-Oeste
Tempo seco e ensolarado em boa parte do Centro-Oeste nesta sexta. Apenas no noroeste de Mato Grosso, há previsão de chuvas na forma de pancadas isoladas e com baixo acumulado. A temperatura mínima chega a
11°C no sudeste de Mato Grosso do Sul, mas a máxima passa dos 32°C no norte de
Mato Grosso.
Região Nordeste
A sexta será de tempo seco e com sol entre nuvens em boa parte do Nordeste. As chuvas com baixo acumulado atingem apenas a costa sul da Bahia, o litoral e zona da mata, desde Alagoas até o Rio Grande do Norte, e o norte do Maranhão. A temperatura máxima volta a cair, gerando uma sensação agradável no sul da Bahia e entre o norte de Alagoas e o leste da Paraíba.
Região Norte
Os temporais se dissipam nesta sexta. A previsão é de chuva generalizada, porém com baixo acumulado no norte e oeste de Rondônia, sul, centro, oeste e norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Em Tocantins, centro e sul do Pará, leste do Amazonas e centro e leste de Rondônia, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Faz calor em praticamente toda a região e a máxima passa dos 32°C na maior parte do Pará.
Veja como fica o tempo nos próximos
dias
Região Sul
O tempo muda na fronteira do Rio
Grande do Sul com o Uruguai neste sábado. Uma nova frente fria provoca chuvas generalizadas, porém com baixo acumulado. No Paraná, Santa Catarina e centro e norte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio dá um "repique" e a mínima varia entre 3°C e 6°C no Planalto de Santa Catarina e centro do Paraná. Já a temperatura máxima continua subindo em boa parte da região e varia entre 23°C e 26°C no leste e sul do Rio Grande do Sul. No domingo, a frente fria avança lentamente pela região Sul, levando chuvas para todo o centro e sul do Rio Grande do Sul e extremo sudoeste do Paraná. Há previsão de temporais, com acumulados de mais de 60 milímetros em 24 horas no centro do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o tempo permanece seco, porém com aumento da quantidade de nuvens. Na segunda, a frente fria provoca chuvas no centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul, centro e sudoeste do Paraná. Ainda há previsão de chuvas fortes, com acumulado de até 40 milímetros em 24 horas no
norte do Rio Grande do Sul. Até o dia 27 de junho, a frente fria permanecerá sobre a região Sul, provocando chuvas generalizadas, mas com baixo acumulado, na maior parte da região Sul. Apenas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, não há previsão de chuvas neste período.
Região Sudeste
O tempo permanece seco e ensolarado no Sudeste neste sábado. O frio da madrugada perde um pouco de força e a mínima varia entre 6°C e 9°C no leste de São Paulo e sul de Minas Gerais. A temperatura máxima permanece estável com valores acima dos 20°C. No domingo e na segunda, o tempo permanecerá seco e ensolarado no Sudeste. Até o dia 27 de junho, no entanto, uma nova frente fria provoca chuvas generalizadas em boa parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro, leste e sul de Minas Gerais. Em boa parte do Rio de Janeiro e serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, o acumulado passa dos 50 milímetros.
Região
Centro-Oeste
No sábado, finalmente não há
previsão de chuvas e o sol aparece em todas as localidades. Ainda faz um pouco de frio pela manhã, com termômetros variando entre 11°C e 14°C no sudeste de Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A máxima passa dos 32°C no norte de Mato Grosso. No domingo, volta a chover de forma isolada e com baixo acumulado no sudoeste de Mato Grosso. Na segunda, uma frente fria provoca chuva generalizada e com baixo acumulado no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul. Até o dia 27 de junho, a frente fria não consegue avançar muito e as chuvas com baixo acumulado permanecerão concentradas sobre o leste, sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Nada muda neste sábado, que será mais um dia com tempo seco e sol entre nuvens na maior parte do Nordeste. As chuvas com baixo acumulado atingem a Grande Salvador, costa sul da Bahia, litoral e zona da mata, desde Alagoas até o Rio Grande do Norte, parte da costa do Ceará e o oeste do Maranhão, desde o litoral até a
região de Imperatriz. A
temperatura máxima continua caindo no centro, sul e leste da Bahia, variando entre apenas 20°C e 23°C em algumas localidades. Por outro lado, a sensação será de calor no Piauí, com mais de 32°C. No domingo, as chuvas com baixo acumulado atingem boa parte do litoral da Bahia, inclusive Salvador, e uma grande faixa desde a costa norte de Alagoas até o litoral do Maranhão. Além disso, há previsão de chuva fraca e isolada no interior do Ceará, no leste do Estado. Na segunda, a chuva da Bahia emenda com a chuva de Alagoas. A previsão é de chuvas generalizadas, porém com baixo acumulado, ao longo de toda a costa, desde a Bahia até o Maranhão. Além disso, há previsão de chuva fraca e isolada no interior do Ceará, no leste do Estado. Até o dia 27 de junho, as chuvas permanecerão concentradas ao longo da costa do Nordeste, com destaque para o acumulado de mais de 30 milímetros no litoral oeste do Maranhão.
Região Norte
No domingo, destacam-se as chuvas
generalizadas e com baixo acumulado
previstas para Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Estas chuvas serão organizadas pela formação de uma frente fria na região Sul. Na segunda, as chuvas generalizadas e com baixo acumulado atingem novamente Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Também chove de forma generalizada no norte do Amapá e litoral do Pará. Até 27 de junho, as chuvas permanecerão concentradas no oeste e norte da Região, com destaque para os acumulados de mais de 100 milímetros no norte do Amapá e de Roraima por conta da Zona de Convergência Intertropical.