| 06/06/2009 17h20min
Os criadores mineiros de Brahman querem aproveitar a expressividade da Superagro 2009, um dos maiores eventos agropecuários do Estado, e reforçar o potencial da raça para a produção de carne, desmistificando a impressão, tida por alguns criadores, de que o Brahman é uma raça elitista.
Para tanto, será realizada a comercialização de animais a preços acessíveis a médios e pequenos produtores. Além disso, a raça marcará presença nas pistas da exposição, realizada em Belo Horizonte até este sábado, dia 6, por meio do julgamento de 150 animais – a maioria proveniente de criatórios do Estado, mas também com a participação de alguns provenientes de São Paulo – conduzidos pelo jurado Fábio Miziara.
– A raça ainda tem muito para crescer em Minas Gerais. Com o evento temos a oportunidade de vender animais a preços menores, oferecendo genética de qualidade, por meio de touros provados, ideal para criadores que querem entrar para a raça ou ampliarem o
volume de animais em seu
plantel – explica o criador e assessor de comunicação da Associação Mineira do Brahman (AMB), Felipe Jurdi Guimarães.
De acordo com Guimarães, a Superagro oferecerá a oportunidade aos criadores de conhecer e experimentar outras opções de raças zebuínas, uma vez que o Brahman apresenta ótimo desempenho nas pastagens mineiras. Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil, José Amauri Dimarzio, os animais Brahman tem como função aliar rusticidade e carcaça com elevada qualidade carne aos plantéis de outras raças.
No momento atual, a raça vive um vertiginoso crescimento da comercialização de touros, que registrou um aumento de 200% de 2007 para 2008 – dado registrado pela revista especializada DBO, sinalizando a efetivação destes animais a pasto, deixando de estar presente apenas em pistas de julgamento. Dados da Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial) também endossam essa estatística: em 2008, a venda de dose de
sêmen Brahman aumentou
de 183.975, em 2007, para 192.149 doses.
39ª Divina Expo
Os julgamentos da Superagro compõem o ranking nacional e mineiro da raça – aberto no último final de semana, na 39ª Divina Expo, em Divinópolis (MG). O evento superou as expectativas da Associação Mineira do Brahman (AMB) colocando em pista cerca de 210 animais. Destaque para os animais, MS HARMONIA J4 201, de propriedade da J4 Agropecuária e Empreendimentos, e MR QUERENCA 3000, da Querença Empresa Rural, repetindo o mesmo desempenho que obtiveram nos julgamentos da 75ª ExpoZebu. O criatório mineiro Querença levou ainda os títulos de melhor expositor e melhor criador na exposição de Divinópolis.