| 30/05/2009 14h22min
Jogando em casa, o Brasília contou com o apoio da torcida para empatar em 1 a 1 com o Minas, na série melhor de cinco. Aproveitando os erros de marcação do Minas e os contra-ataques, a equipe do Brasília superou o adversário e fechou a partida em 103/76 (55/41), no Ginásio Nilson Nelson.
Alex, cestinha da partida com 21 pontos, ficou satisfeito com o resultado, mas já está pensando no próximo jogo, de acordo com o site Globoesporte.com.
– Hoje tivemos uma postura defensiva diferente. Fizemos a nossa parte. Em casa temos que vencer, aproveitar o apoio da torcida. Vamos comemorar por 10 minutos e concentrar novamente para a próxima partida, no domingo.
O jogo
No primeiro quarto, embora o Brasília tenha conseguido abrir vantagem de nove pontos, o jogo estava equilibrando. O Minas conseguiu correr atrás e diminuiu a diferença para 28/23. Em seguida, a equipe de Brasília começou a impor seu ritmo e
abriu vantagem sobre o adversário. Com força defensiva e jogando no
contra-ataque, o Brasília chegou a metade da partida com 55/41.
Já no terceiro quarto, disparou no placar e começou a ampliar a vantagem. A equipe do Minas voltou do intervalo abatida e não se encontrou em quadra. O americano Shipp não acertou os arremessos e que fezeram falta ao time. O Brasília aproveitou a instabilidade dos adversários e chegou a abrir mais de 20 pontos de diferença.
No último quarto, com o placar 67/47 a favor da equipe brasiliense, o Minas continuou a errar muito e permitiu que os rivais fechassem a partida com tranquilidade em 103/76.
Na primeira partida, o Minas venceu o confronto por 91 a 78 (47 a 43) e abriu 1 a 0 na série de cinco jogos das semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB).