| 26/05/2009 19h52min
Especialistas discutiram nesta terça, dia 26, no Sul do país, as estratégias para exportação do agronegócio brasileiro. O 23º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), promovido pelo Ministério da Agricultura, mobilizou representantes de cooperativas, associações, sindicatos e produtores rurais.
As vendas externas do agronegócio nacional aumentaram ao longo de toda a última década. De acordo com o Ministério da Agricultura, o crescimento foi de quase 10% ao ano. Nesta terça, analistas de mercado analisaram a situação do país depois do início da crise econômica mundial e concluíram que o resultado foi melhor do que o esperado.
— Eu acho que a perspectiva é otimista. Embora a safra não tenha sido boa, nós divulgamos as exportações mensalmente e há bons resultados. As quantidades exportadas, da maioria dos produtos, não estão. Pelo contrário, a maioria delas sobe. Então, isto está mais do que compensando a queda dos preços internacionais. Talvez seja mais uma torcida do que uma constatação, mas muita gente está vendo que o pior já passou. O Brasil hoje está recebendo muito recurso — explicou o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Eduardo Sampaio.
No encontro, também foram discutidas as possibilidades de crescimento de mercado e casos de sucesso das exportações do Rio Grande do Sul. De janeiro a abril deste ano, o Estado movimentou mais de US$ 2 bilhões em vendas para o mercado externo.
CANAL RURAL