| 25/05/2009 15h43min
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esbanjou otimismo nesta segunda, dia 25, durante a entrega de diplomas a alunos de cursos profissionalizantes na capital fluminense. Uma semana após a divulgação do crescimento do emprego no país, pelo terceiro mês consecutivo, Lupi disse que a crise já passou e que a economia pode crescer mais de 2%.
— Estamos na contramão de todo os economistas iluministas — disse Lupi, em relação às projeções de desaceleração do emprego e do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Em abril, o saldo de emprego ficou positivo em 48,454 mil postos de trabalho, pela primeira vez no ano. Foram criadas mais de 106 mil vagas líquidas, o que representa o melhor resultado desde setembro de 2008, quando houve o agravamento da crise financeira mundial.
— Tenho certeza de que a crise já passou e o Brasil vai gerar mais emprego. Começou a recuperar [o emprego] e vai continuar recuperando. Acho que vamos crescer até mais que 2% — completou o ministro.
Analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central, em projeções divulgadas nesta segunda, dia 25, estimaram, pela terceira semana, que haverá desaceleração da economia. Eles acreditam que o PIB terá queda de 0,53%, enquanto na semana passada, a expectativa de queda era menor, de 0,49%.
Na última semana, o governo também revisou para baixo o crescimento da economia, com uma redução do índice de crescimento do PIB de 2% para 1%. A revisão do governo quanto ao crescimento da economia foi divulgada na última quinta, dia 20, como parte do Relatório de Avaliação do Segundo Bimestre do Orçamento da União de 2009, elaborado pela Secretaria de Orçamento Federal.
AGÊNCIA BRASIL