| 24/05/2009 17h20min
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa, juntamente com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do 21º Congresso Brasileiro de Avicultura. O evento está marcado para o período de 25 a 28 de maio e acontecerá no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS).
De acordo com Marco Aurélio Noce, que trabalha na Área de Negócios Tecnológicos da Embrapa Milho e Sorgo, serão focalizadas duas áreas: a possibilidade real de aumento na produtividade e na produção do milho no país e o manejo e a utilização de dejetos animais como fertilizantes para a produção de grãos.
A Embrapa tem incentivado o aumento da produção e da produtividade de milho no Brasil através da divulgação de cinco passos simples e eficientes. São eles: escolha da época ideal de plantio; uso de semente adaptada às condições da região; utilização correta do espaçamento e da densidade; atenção à fertilidade do solo; e controle de pragas, doenças e plantas daninhas. De forma simples e usando tecnologias já existentes, é possível, para o produtor rural, aumentar a produtividade de sua lavoura. Com isso, aumentaria também a produção nacional de milho.
O uso de dejetos animais como fertilizantes tem alto potencial. De acordo com a Embrapa Milho e Sorgo, além do aproveitamento na forma de biofertilizante, os dejetos animais podem ser usados como biogás. Uma das consequências do uso como fertilizantes é a redução na quantidade de adubação química praticada na cultura de grãos.
O 21º Congresso Brasileiro de Avicultura pretende reunir as principais entidades nacionais do setor avícola. Além de palestras técnico-científicas, está programada uma exposição comercial.
O evento é uma realização da União Brasileira de Avicultura(UBA), da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), da Fundação Apinco de Ciências e Tecnologia Avícolas(Facta) e da Fiergs.
AGÊNCIA SAFRAS