| 24/05/2009 08h10min
Transformar açúcar em polihidroxibutirato (PHB), um plástico biodegradável, por meio de um conceito renovável e sustentável, é a proposta da PHB Industrial, sediada em Serrana, no interior do Estado de São Paulo. O processo vem sendo executado numa planta piloto na Usina da Pedra desde 2000, mas agora há planos para alçar vôos maiores.
O diretor executivo da PHB, Sylvio Ortega Filho, disse que a atual capacidade de produção de 50 toneladas/ano de PHB deverá crescer para 36 mil toneladas/ano nos próximos dois anos. Da produção total, apenas 5% ficará no mercado interno e o restante será exportado para Europa, Estados Unidos e alguns países da Ásia, como o Japão.
– Tem um ponto crucial que é diferente dos demais. Nossa matéria-prima é o açúcar, não álcool ou etanol. É um processo de biotecnologia. Transformamos o açúcar e fazemos o PHD – diz Ortega Filho.
– Temos produto biodegradável, compostável e certificado por certificadores europeus acreditados.
O executivo, que participará do Ethanol Summit 2009, pretende demonstrar a variedade de produtos e aplicações possíveis a partir do PHB, durante o painel Plásticos Verdes: Nova Fronteira para o Etanol, dia 2 de junho, às 10h15min.