| 17/05/2009 19h08min
Atual campeão do Brasileiro, o São Paulo segue sem vencer na competição. Depois de ser derrotado pelo Fluminense na estreia, o time paulista empatou com o Atlético Paranaense por 2 a 2, neste domingo, no Morumbi, pela segunda rodada da competição.
Apesar de ter deixado Arouca e Jorge Wagner livres para jogarem como alas, o que Muricy Ramalho viu foi um desastre. Ambos jogavam no meio-campo, truncando a partida e facilitando a marcação do Atlético-PR, que explorava os contra-ataques.
Além dos alas não funcionarem, o São Paulo não podia contar com uma defesa confiável, repleta de encaixes. E um deles, Richarlyson, não estava numa tarde muito boa, errando na saída para o meio, assim como na cobertura. Assim, o Atlético quase abriu o placar aos 20 minutos, com uma bola na trave.
Aos poucos, a torcida são-paulina ficou irritada e começou a vaiar a equipe, apática em campo e muito aquém daquela do Brasileirão do ano passado. Com o cenário a seu
favor, o Atlético tratou de fechar a
primeira etapa à frente no placar, com um gol do zagueiro Rafael Santos, de bico, após nova falha da defesa anfitriã.
A irritação da torcida foi prontamente transformada em alegria aos dois minutos do segundo tempo, quando Borges, até então apagado, desceu pela esquerda e chutou forte para vencer o goleiro Galatto e deixar tudo igual no Morumbi.
Os visitantes, no entanto, tinham outros planos. Dentro de seu esquema de jogo, com saída rápida para o contra-ataque e tranquilidade para aproveitar os erros da defesa adversária, o Atlético ficou muito próximo da vitória aos 30 minutos, quando, mais uma vez, Rafael Santos fez o papel de atacante e cabeceou para marcar o segundo gol.
Sem opções no banco, Muricy Ramalho promoveu a entrada do criticado André Lima, que desta vez faria a torcida do São Paulo respirar - mesmo que pouco - aliviada. Aos 43, o atacante, em impedimento, empatou a partida. "Sei que preciso aproveitar todas as chances que tenho, pois
meu contrato acaba em dois meses e
quero permanecer no São Paulo", disse o atacante.
Assim como André Lima, os próximos dois meses serão cruciais para o São Paulo, que tem como principal objetivo a conquista da Copa Libertadores. Na próxima rodada, vai enfrentar o Palmeiras, no primeiro clássico paulista da competição, domingo, no Palestra Itália. O Atlético vai receber o Náutico em Curitiba no mesmo dia.