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 | 07/05/2009 17h00min

British Petroleum defende Brasil e pede redução da tarifa dos EUA para etanol

Carta foi enviada pela empresa britânica ao Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia

No último dia 21 de abril, apenas dois dias antes da decisão pelo governo do Estado americano da Califórnia de aprovar uma nova e arrojada regulamentação para combustíveis exigindo reduções na emissão de carbono, o Conselho de Qualidade do Ar daquele Estado (Carb), órgão responsável por desenvolver a nova norma, recebeu mais uma entre inúmeras cartas submetidas com comentários de empresas, entidades e indivíduos a respeito da nova norma.

A carta, assinada por uma das principais empresas de petróleo do mundo, a gigante britânica British Petroleum (BP), surpreendeu pelo conteúdo: entre outros argumentos, defendeu a eliminação da tarifa de US$0,54 por galão imposta pelo governo dos Estados Unidos ao etanol importado, que prejudica a importação do etanol de cana-de-açúcar produzido no Brasil.

A carta da BP, enviada em função da votação pelo Carb do chamado Padrão de Combustível de Baixa Emissão de Carbono (LCFS), afirma que o etanol de cana é o biocombustível com menor nível de carbono disponível no mercado.

— É um reconhecimento da maior distribuidora de combustível na Califórnia representando 20% de um mercado de 60 bilhões de litros que a política comercial dos Estados Unidos está em conflito com a política ambiental — afirmou o representante-chefe da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) para a América do Norte, Joel Velasco.

— A empresa apóia a Califórnia a tomar conhecimento da oportunidade que o etanol de cana do Brasil oferece ao programa de redução de emissões — afirma o texto, assinado pelo diretor da BP na costa oeste para questões de mudanças climáticas, Ralph Moran.

O Carb aprovou o LCFS em votação realizada na quinta seguinte, dia 23, em Sacramento. Trata-se de uma regulamentação inédita, que prevê um corte de 10% nas emissões de gases de efeito estufa até 2020 em todos os combustíveis.

Movimentos contra a tarifa americana de importação de etanol vêm crescendo nos Estados Unidos. Em março, um grupo de senadores dos americanos propôs um projeto de lei para reduzir a tarifa de importação do etanol para alcançar paridade com os US$ 0,45 pagos como incentivo aos distribuidores americanos para adicionar etanol à gasolina.


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