| 05/05/2009 17h16min
A abertura do SuperSurf 2009 está marcada para esta quinta-feira, dia 5, com a triagem masculina, prevista para ser iniciada às 8h na Praia das Pitangueiras, em Guarujá (SP). Oito surfistas vão disputar as duas vagas que completam o número de 48 participantes de cada etapa. Depois, as novidades da elite nacional de 2009 abrem o primeiro desafio da temporada no novo formato de competição que será utilizado esse ano.
Agora não há mais repescagem e todas as baterias são homem-a-homem e eliminatórias desde a primeira fase. Os top 16 do ranking brasileiro entram como cabeças-de-chave na segunda fase, já disputando classificação para as oitavas-de-final contra os vencedores da rodada inicial. A categoria feminina mudou também e terá duas fases de baterias formadas por três competidoras para definir as oito surfistas que vão para as quartas-de-final, quando os confrontos passam a ser diretos, entre duas atletas.
Spanner é novidade na rodada
inicial
O carioca Jorge Spanner é
uma das novidades da elite na rodada de estreia do SuperSurf. Ele está na sétima bateria com o cabo-friense Victor Ribas, um dos campeões brasileiros que retorna ao grupo da Divisão Principal este ano. O outro é Tânio Barreto, alagoano radicado em Santa Catarina, que enfrenta mais um estreante, o baiano Rudá Carvalho.
Alguns surfistas chegam ao Guarujá depois de uma viagem de duas semanas seguidas competindo no Circuito Mundial do WQS, como o atual campeão brasileiro Gustavo Fernandes e o vice Willian Cardoso. Eles e Marco Polo, Jean da Silva, Hizunomê Bettero e Victor Ribas foram para a África do Sul e depois passaram pelos Estados Unidos. O mesmo roteiro foi seguido por três surfistas que disputarão as primeiras triagens da competição: o carioca Simão Romão, o pernambucano Paulo Moura e o gaúcho Rodrigo Dornelles.