| 04/05/2009 17h19min
No acampamento Terra Livre, montado nesta segunda, dia 4, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, os índios de todas as regiões do país se reúnem pela última vez para discutir e aprovar a proposta do novo estatuto dos povos indígenas.
Os debates entre os representantes das comunidades indígenas e da Comissão Nacional de Política Indigenista do governo federal vão até a próxima sexta, dia 8. O texto deve atualizar o antigo estatuto e definir as diretrizes para as políticas públicas da União, Estados e municípios voltadas para esses povos.
As principais polêmicas são em relação às hidrelétricas e a extração de minérios dentro das reservas. Alguns povos não permitem essas atividades e nem qualquer outro negócio que possa representar risco ao meio ambiente.
O novo estatuto deve estabelecer esses limites e dar mais autonomia aos índios para estabelecer as regras nas comunidades. Depois de aprovado na plenária do acampamento, o texto é enviado para apreciação do executivo e depois para votação no Congresso Nacional.
No encontro, também deve ser feito um balanço da situação dos direitos indígenas no Brasil e um debate sobre as 19 ressalvas estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal na demarcação da reserva Raposa Serra do Sol.
CANAL RURAL
Cerca de mil índios montam acampamento na Esplanada dos Ministérios para acompanhar a discussão sobre o novo Estatuto do Índio e sobre a demarcação e proteção de territórios indígenas
Foto:
Elza Fiúza / Agência Brasil