| 04/05/2009 11h41min
Produtores de laranja da Flórida, nos Estados Unidos, pediram uma investigação contra a processadora brasileira Citrovita. Eles acusam a indústria de prática de dumping no mercado americano de suco de laranja.
O dumping é a venda de grandes volumes de produtos a preços abaixo do custo. A associação que reúne os produtores da Flórida afirma que faz um monitoramento do comércio exterior para saber se os exportadores cumprem as regras. E concluiu que os negócios da Citrovita precisam ser monitorados.
Mas não é só nos Estados Unidos que a indústria brasileira de suco enfrenta problemas. No Brasil, produtores acusam as quatro maiores processadoras de formação de cartel. A acusação contra Citrovita, Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus partiu da Associtrus, que representa os produtores de laranja.
Segundo a entidade, as grandes indústrias teriam criado uma espécie de escalonamento de preços. O mecanismo seria utilizado para selecionar os produtores com quem querem manter os negócios. Os citricultores reclamam que, nesta situação, não há como manter investimentos na qualidade da produção.
A Associtrus prevê também uma quebra de 20% da safra 2009/2010.