| 29/04/2009 14h28min
Região Sul
Nesta quinta, as temperaturas mínimas ficam ainda mais baixas nos pontos mais elevados sul do país devido ao avanço de uma massa de ar frio. Em São José dos Ausentes (RS) a mínima prevista é de 8°C. Ao longo do dia mais uma vez o sol aparece firme e as temperaturas entram em rápida elevação, mas os ventos frios de sul não deixam as temperaturas subirem muito principalmente no sul e leste do RS, leste de SC e do PR. Somente no litoral norte do RS e SC e leste do PR a umidade que vêm do mar causa chuviscos até o fim do dia.
Região Sudeste
A passagem de uma frente fria pelo oceano intensifica os ventos de sul e esta quinta-feira é mais um dia que começa com frio em diversas cidades, principalmente no sul e leste paulista e também no Sul de Minas. A instabilidade permanece maior e o dia ainda começa com muitas nuvens no norte de Minas Gerias e no norte e noroeste de Minas são previstas pancadas de
chuva que ocorrem com até forte intensidade
principalmente entre a tarde e a noite. Não são esperados grandes volumes e estas pancadas ocorrem com rápida duração e não atingem todas as cidades. Nas demais áreas o sol aparece firme e as temperaturas entram em rápida elevação em toda a região.
Região Centro-Oeste
Nesta quinta-feira, as pancadas de chuva continuam restritas entre o norte do Mato Grosso e centro e norte de Goiás onde a nebulosidade permanece maior ao longo do dia, e, mesmo assim, como o sol aparece entre muitas nuvens, a sensação de abafamento está garantida. No restante da região não há previsão de chuvas e faz calor.
Região Nordeste
Devido à atuação da ZCIT e áreas de instabilidade, o tempo permanece mais fechado, com chuvas fortes a qualquer hora do dia e elevados acumulados em diversas cidades entre o Maranhão, Piauí e noroeste e oeste da Bahia. Nestas áreas a grande cobertura de nuvens não deixa as temperaturas
subirem muito e estas permanecem amenas em diversas cidades. Nas
demais áreas do Nordeste também são previstas chuvas fortes, mas estas ocorrem principalmente entre a tarde e a noite e o sol aparece com menor nebulosidade ao longo do dia, favorecendo uma tarde quente. Entre Pernambuco, Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia, o tempo permanece seco na maior parte dessas áreas e são esperadas apenas pancadas isoladas e com rápida duração. Devido a menor nebulosidade o calor continua intenso nessa área.
Região Norte
A Zona de Convergência Intertropical e áreas de instabilidade continuam provocando chuvas fortes e elevados acumulados na maior parte da região Norte nesta quinta-feira. As chuvas fortes se concentram sobre o Pará e centro e norte de Tocantins onde há risco de transtornos. De resto também chove, porém com menor acumulado. Ao longo do dia como acontecem aberturas de sol a sensação de calor está garantida em todos os Estados.
Confira a previsão para os próximos dias
Região Sul
Até o dia 5 de maior não há previsão de mudanças significativas sobre o Sul do país.
Região Sudeste
Neste final de semana as condições ficam diferentes sobre o Sudeste. A intensificação dos ventos de sul favorece o retorno das chuvas em parte do oeste e sul mineiro, sul e leste paulista, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os volumes são baixos em geral e apenas no Noroeste de Minas as pancadas podem trazer maiores volumes de precipitação. O frio pela manhã continua e durante a tarde, as máximas ficam um pouco mais baixas em boa parte da região.
Região Centro-Oeste
Até o dia 4 de maio não há previsão de mudanças significativas nas condições atmosféricas da Região Centro-Oeste que permanece sob a influência de uma grande massa de ar seco. As chuvas ainda ocorrem de forma isolada e restringem-se ao norte do Mato Grosso e de Goiás. O predomínio de sol mantém as tardes quentes na maior parte da
Região.
Região Nordeste
Chuvas
fortes persistem sobre a faixa norte da Região Nordeste e principalmente entre o Maranhão, Piauí e parte da Bahia durante o começo de maio devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical que continua bastante ativa sobre o Brasil. Modelos de previsão estendida indicam volume altos de chuva para o litoral e Zona da Mata da Bahia, Sergipe e Alagoas a partir do começo de maio em função de sistemas conhecidos como "Ondas de Leste" que são áreas de instabilidade que se propagam da África e atingem o litoral brasileiro entre maio e agosto.
Região Norte
Os modelos indicam que até o fim do mês as chuvas continuam intensas sobre a Região devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical. São esperados elevados acumulados em boa parte da região nos próximos dias.