| 27/04/2009 14h23min
Região Sul
A massa de ar mais frio e seco que avança sobre boa parte do país mantém o tempo firme com sol em toda a região Sul. Esta massa, associada à perda radiativa ao longo da noite, deixa as temperaturas mais baixas e o dia começa com frio em boa parte na região. Mas como o sol aparece firme ao longo de todo o dia faz calor na maior parte das cidades. Nas regiões mais próximas a costa os ventos de sul não deixam as temperaturas subirem muito e faz um pouco de calor durante esta tarde.
Região Sudeste
Mais um dia que começa com frio em diversas cidades, principalmente nas mais altas da Serra da Mantiqueira. Mas o sol aparece em todo o Sudeste e faz calor durante a tarde na maior parte da Região. São previstas pancadas de chuva de forma isolada entre a tarde e a noite, com até forte intensidade, mas sem grandes acumulados no norte de Minas Gerais.
Região
Centro-Oeste
As condições praticamente não mudam e mais uma vez as
pancadas de chuva são esperadas principalmente entre a tarde e a noite no norte do Mato Grosso e norte de Goiás. Nas demais áreas o tempo permanece seco mais uma vez. Calor em toda a região
Região Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical continua atuando sobre o Nordeste e persiste o risco de chuva forte, especialmente na parte norte da Região. Os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o norte da Bahia, Piauí e Maranhão. Mesmo com a grande quantidade de nuvens, as temperaturas permanecem altas, com máximas de quase 30 graus. A tarde fica mais quente em Sergipe, onde o sol brilha com mais força.
Região Norte
A Zona de Convergência Intertropical provoca chuvas fortes e generalizadas em boa parte do Norte brasileiro nesta terça-feira. São esperadas elevados acumulados em diversas áreas.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Áreas de instabilidade que se formam sobre o Paraguai aumentam a
instabilidade e provocam pancadas de chuva no oeste do Paraná e oeste de Santa Catarina nesta quinta-feira. Entre o dia 31 e o inicio de maio, o tempo volta a ficar seco.
Região Sudeste
Entre a quinta e a sexta-feira outra frente fria passa pelo litoral da região Sudeste. Esse sistema gera instabilidade sobre São Paulo e Rio de Janeiro, mas com condição de chuva muito isolada de baixo volume. Já no norte mineiro, a condição de chuva persiste até o sábado pelo, mas ainda com baixo volume. Com relação à temperatura, espera-se que o primeiro fim de semana de maio tenha temperaturas mais baixas no leste paulista e no sul mineiro devido à atuação de outra massa de ar frio. Já para o interior paulista e região central de Minas Gerais a expectativa é de grande variação da temperatura ao longo do dia devido ao ar seco.
Região Centro-Oeste
Não há previsão de mudança nas condições atmosféricas da
Região Centro-Oeste que permanece sob a influência de uma grande
massa de ar seco. As chuvas são isoladas e restringem-se ao norte do Mato Grosso e de Goiás. O predomínio de sol deixa as tardes quentes na maior parte da Região. Somente no sul do Mato Grosso do Sul ocorre variação da temperatura mínima no começo de maio devido à passagem de uma massa de ar frio pelas Regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Região Nordeste
Chuvas fortes persistem sobre a faixa norte da Região Nordeste durante o começo de maio devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical que continua bastante ativa sobre o Brasil. Modelos de previsão estendida indicam volumes altos de chuva para o litoral e Zona da Mata da Bahia, Sergipe e Alagoas a partir do começo de maio em função de sistemas conhecidos como "Ondas de Leste" que são áreas de instabilidade que se propagam da África e atingem o litoral brasileiro entre maio e agosto.
Região Norte
Os modelos indicam que até o fim do mês
as chuvas continuam intensas sobre a Região devido à atuação
da Zona de Convergência Intertropical. São esperados elevados acumulados em boa parte da região nos próximos dias.