| 23/04/2009 14h41min
Região Sul
Na sexta-feira o ar seco ganha força e garante tempo firme em praticamente toda a Região Sul. Somente em parte da faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná o dia fica mais nublado e chove de maneira bem isolada no fim do dia. Sobre as temperaturas, a sensação fica de tempo agradável a abafado em toda a Região. A madrugada fica mais fria nos pontos mais altos devido à ausência de nuvens. Em São José dos Ausentes, na Serra Geral, a mínima prevista é de 6°C.
Região Sudeste
A uma área de baixa pressão (um ciclone extratropical) sobre o oceano, próximo a costa paulista. Esta área de baixa pressão dá origem a uma fraca frente fria que provoca pancadas de chuva de forma isolada e com baixos acumulados principalmente entre a tarde e a noite em parte do Rio de Janeiro, boa parte de Minas Gerais, Espírito Santo e litoral de São Paulo. O sol aparece na maior parte do Sudeste e os ventos de quadrante
sul não deixam as temperaturas subirem muito na Faixa
Leste paulista, Sul de Minas e sul do Rio de Janeiro. Nas demais áreas do Sudeste faz calor de forma geral.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste o tempo permanece seco no Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Entre o Mato Grosso e o restante de Goiás são previstas pancadas de chuva com até forte intensidade, mas sem grandes acumulados e que ocorrem de forma mal distribuída sobre a região. O calor continua em toda a região.
Região Nordeste
O tempo praticamente não muda em relação a esta quinta-feira, e a Zona de Convergência Intertropical provoca pancadas de chuva forte com possibilidade de elevados acumulados entre o Maranhão, Piauí e Ceará. Na região próxima a costa baiana, os ventos úmidos do oceano e áreas de instabilidade associadas às Ondas de Leste também provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia, mas principalmente entre a tarde e ao longo da noite, com até forte intensidade. Esta
instabilidade também provoca pancadas de chuva no interior
dos Estados entre a Paraíba e a Bahia.
Região Norte
A chance de temporais diminui sobre a Região Norte, porém no oeste do Pará e Rondônia acontecem eventos de chuvas fortes e localizados causado pelo calor e a alta umidade. O tempo fica mais firme em Roraima e interior do Amapá. Sobre as temperaturas, a sensação de calor está garantida em todos os Estados.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Pelo menos até o fim do mês de abril não há expectativa de chuva para a Região Sul. A previsão de tempo seco nas próximas semanas agrava ainda mais o quadro de estiagem, principalmente no interior gaúcho, que não recebeu grandes volumes de chuva na última quarta-feira. O próximo evento mais forte de chuva está previsto somente para o dia 18 de maior, porém no dia 6 de maior há previsão de uma pancada mais fraca de chuva, mas não ajuda e nem alivia a
seca.
Região Sudeste
O tempo permanece seco na maior
parte da região. Apenas no norte de Minas Gerais a instabilidade permanece maior e são previstas pancadas de chuva nos próximos dias.
Região Centro-Oeste
As condições atmosféricas mudam pouco nos próximas dias, e as chuvas concentram-se sobre o Mato Grosso e Goiás, principalmente no norte desses estados, com pancadas de chuva forte e elevados acumulados em diversas cidades nos próximos dias.
Região Nordeste
Até o fim do mês a chuva persiste sobre grande parte do Nordeste. No norte da Região a chuva está associada com a Zona de Convergência Intertropical, que por vezes provoca chuva forte até no interior do Maranhão, Piauí e Ceará. Na Bahia a chuva é resultado da chegada das primeiras "Ondas de Leste" que provocam chuvas mais intensas na costa, mas também geram instabilidade e pancadas de chuva no interior dos Estados.
Região Norte
Os
modelos indicam que até o fim do mês as chuvas continuam intensas sobre a Região devido à
atuação da Zona de Convergência Intertropical. São esperados acumulados acima de 100 mm ao leste Pará e norte do Amazonas.