| 27/04/2009 18h19min
O governo brasileiro foi criticado pela indústria da carne suína, na abertura de uma das principais feiras do setor, a Avesui 2009, que acontece em São Paulo. Para o presidente da Associação dos Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo Neto, o país não está tomando medidas eficientes para a prevenção da doença.
– A questão é muito séria. A Organização Mundial da Saúde colocou nível quatro. Quer dizer que para isso chegar a ser uma pandemia é uma questão possível. O Brasil devia estar muito atento porque nós não queremos que nenhum brasileiro venha a morrer. Nossa preocupação hoje é com o cidadão brasileiro.
Já o presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, Roberto Rodrigues, afirmou que o Brasil tem condições de evitar que a doença chegue. Os dois participaram da AveSui 2009, uma das maiores feiras de aves e suínos do Brasil, que ocorre em São Paulo.
– O Brasil tem know how para isso. Eu reitero que a gripe aviária nos ensinou uma lição, Nós sabemos como fazer. O problema é tomar a decisão política e implementar as medidas que são conhecidas e não tão complicadas para serem executadas. É preciso tomar decisão e executar.
Opinião parecida tem o presidente da A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Francisco Turra.
– Lamentavelmente é um temor generalizado. O governo brasileiro está monitorando, acompanhando, montou um comitê especial de governo dos ministérios da Saúde, Defesa e Agricultura, e nós já vamos indo a Brasília exatamente para acompanhar.
CANAL RURAL