| 25/04/2009 12h10min
O nigeriano Kanayo Nwanze, presidente do Fundo Interamericano para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida) elogiou as políticas públicas desenvolvidas pelo Brasil para o meio rural, especialmente para a agricultura familiar. Nwanze afirmou que o Brasil é referência mundial, pois soube buscar saídas para enfrentar a crise econômica que atinge a todos os países.
O elogio foi feito na última quarta, dia 22, em Roma, durante reunião do ministro brasileiro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, com o presidente do Fundo.
Cassel está na capital italiana para participar da 21º Sessão do Comitê de Agricultura (Coag) da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
As experiências brasileiras de fortalecimento da agricultura familiar e desenvolvimento dos territórios rurais apresentadas por Cassel foram bem recebidas pelos membros do Coag.
– O mundo está passando por uma crise de modelo e as respostas a essa crise passam, necessariamente, pelo campo. Aumentar a produção, fortalecer os agricultores familiares e acelerar o processo de reforma agrária são fundamentais para enfrentarmos este momento – afirmou Cassel.
Diante do relato de Cassel, Kanayo Nwanze manifestou interesse em visitar o Brasil para conhecer, pessoalmente, os programas implementados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O presidente do Fida deverá vir ao país em julho.
AGÊNCIA SAFRAS