| 12/04/2009 18h01min
O Caxias é o primeiro finalista do segundo turno do Gauchão. A equipe grená venceu o Juventude por 2 a 0, no Jaconi, e agora espera o adversário que será definido no jogo Inter x Ulbra, que começa às 19h, no Beira-Rio.
A vitória grená foi obtida numa partida muito disputada e marcada por uma grande confusão e três expulsões no segundo tempo. No primeiro, o Juventude foi um pouco melhor, mas não aproveitou as chances. A melhor foi numa falta cobrada aos 44 minutos por Tiago Renz, que exigiu grande defesa de Muriel no ângulo superior direito.
No início do segundo tempo, ocorreu um lance decisivo para o resultado da partida. O técnico do Juventude, Gilmar Iser, reclamou de forma equivocada de um cartão amarelo dado a Guilherme, do Caxias, que seria o segundo. Invadiu o gramado e acabou retirado. Em seguida, o técnico Argel, do Caxias, reclamou com o quarto árbitro e também foi expulso.
Depois de seis minutos de paralisação, o jogo foi
retomado. E o Caxias soube tirar proveito.
Aos 17 minutos, Marielson tocou para Marcos Denner, que entrou entre os zagueiros e abriu o placar. Doze minutos depois, num contra-ataque, Júlio Madureira entrou na defesa do Juventude e encobriu o goleiro Gatti, fazendo 2 a 0.
O Juventude teve duas expulsões no campo, Alex Moraes e Renan, enquanto no Caxias o premiado com o vermelho foi Mika. No final, o time caxiense perdeu vários contra-ataques, mas não impediu a festa da torcida, que saiu do estádio cantando a classificação.