| 10/04/2009 15h20min
A produção de ovos de chocolates terá aumento de 4,8% em relação ao ano passado, ao totalizar aproximadamente 24 mil toneladas entre ovos industriais e artesanais, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). O setor estimou a confecção de 113 milhões de unidades de ovos de chocolate para a Páscoa de 2009.
Esse produto tão consumido na Semana Santa tem como principal ingrediente o cacau. Por isso, boas práticas de plantio, cultivo e colheita do fruto são essenciais para a produção de um bom chocolate. Para garantir a qualidade, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) recomenda aos produtores alguns cuidados nas etapas de processamento do cacau.
– Na pré-colheita, por exemplo, são aconselhados tratos culturais para garantir boa formação e enchimento de frutos e sementes. Na colheita, é preciso fazer a separação de frutos atingidos por pragas e doenças – explica o diretor da Ceplac, Jay Wallace.
A técnica adequada para quebra do fruto e a separação das amêndoas contribuem para a qualidade final do produto. Após a colheita, a recomendação é fermentar a semente do cacau por no mínimo cinco dias e fazer uma secagem lenta.
Além de saboroso, o chocolate também é nutritivo e energético, quando consumido de forma balanceada. A tabela nutricional do produto inclui carboidratos, vitaminas B1, B2 e PP, além de cálcio, ferro, magnésio e potássio.
O Brasil é o segundo no ranking mundial dos produtores de ovos de chocolate, ficando atrás apenas da Inglaterra, de acordo com a Abicab. A previsão da associação é que sejam comercializadas ao longo do ano, 329 mil toneladas de produtos de chocolate.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA