| 30/03/2009 18h24min
Por motivo de fraude, 12 fertilizantes e corretivos estão com os registros suspensos pelo Ministério da Agricultura. O assunto foi discutido em uma reunião temática do setor nesta segunda, dia 30, em Brasília.
Fiscais Federais agropecuários avaliaram mais de quatro mil amostras de fertilizantes e corretivos no segundo semestre de 2008 e constataram irregularidades em 21% dos fertilizantes minerais mistos.
O coordenador de Fertilizantes do Ministério da Agricultura, José Leal, conta que além da multa, quem é pego por fraude tem a suspensão do registro por até 120 dias.
Para o diretor da Associação Nacional de Difusão de Adubos, Eduardo Daher, a análise dos fertilizantes é importante, já que no ano passado os preços ficaram altos e houve pirataria.
A reunião do setor também discutiu a queda nas importações do produto, que pode acabar comprometendo a próxima safra. Nos primeiros dois meses deste ano, as importações caíram 88%, o que é um valor significativo, já que 72% de todo o fertilizante usado no país é importado. Por isso, o setor pede mais financiamentos por parte do governo sob risco de haver desabastecimento.
— O grande problema é a questão do crédito R$ 2,5 bilhões por parte do Banco do Brasil. Isto é modesto — defende o presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, Cristiano Simon.
CANAL RURAL