| 16/03/2009 18h31min
Para atender o mercado com qualidade e alta genética, o Leilão Top de Raça reuniu, pelo segundo ano consecutivo, uma coletânea de cavalos crioulos com a marca de criteriosas cabanhas do Rio Grande do Sul.
Na Pista J do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), entraram em pista 42 lotes entre potrancas, éguas domadas, éguas amanunciadas, éguas prenhes ou com cria ao pé, potrancos e garanhões.
— Fala-se em crise mundial, mas o cavalo crioulo continua surpreendendo, inclusive com média e faturamento acima dos valores registrados no mesmo período do ano passado. É difícil prever com exatidão o futuro do mercado, mas sempre teremos espaço para produtos de qualidade — disse o diretor da Crioulo Remates, Flávio Célia.
O lote 9, Tropilha do Capão Redondo, foi o mais valorizado da noite - arrematado por Maria Luisa Ribeiro, de Florianópolis (SC), por 19 mil. A compradora investiu no que os crioulistas costumam chamar de lote "três em um": a fêmea colorada está com potranco ao pé e prenhe do Grande Campeão de Esteio, Pergaminho AA. Combinação de linhagens comprovadas, já que Tropilha do Capão Redondo é filha do multifinalista do Freio, chileno puro e filho de Hornero, Buenacho 04 do HV.
Ao todo, o pregão comercializou total da noite foi de 317,25 mil, com uma média de 7,553 mil, por animal.